Blog

Afiliado ou Produtor: Qual Escolher?

Este artigo é um guest post escrito pelo Blog Nucleo Expert.

Ter um negócio digital é uma ótima maneira de trabalhar com aquilo que se ama, além, é claro, de gerar renda, ser o seu próprio chefe e conquistar a independência financeira!

Criar um negócio online se tornou uma das ideias mais procuradas para trabalhar nos últimos anos.

Além das infinitas possibilidades para gerar renda através da internet, ter liberdade geográfica e de horários é outro fator que atrai mais pessoas para este modelo de negócio.

Uma das grandes vantagens de trabalhar como afiliado ou produtor, é que em ambos é possível ganhar pelo menos R$ 100,00 por dia.

Se o seu objetivo é começar a trabalhar na internet de forma autônoma e está em dúvida entre ser um afiliado ou Produtor Digital, neste artigo vamos esclarecer os principais pontos de cada uma dessas profissões.

O Que é Um Afiliado?

Enquanto o Produtor Digital é o responsável pelo desenvolvimento de um produto, os afiliados são como uma espécie de braço de vendas dos produtores.

Isso porque fica a critério do produtor se deseja trabalhar com afiliados ou não. 

O Afiliado Digital nada mais é do que uma espécie de vendedor online ou representante de vendas online que usa estratégias de marketing digital para vender.

Com o vasto crescimento deste modelo de negócio, muitas grandes empresas estão aderindo ao Marketing de Afiliados. 

E isso amplia um leque enorme de possibilidades, pois é possível vender produtos físicos, digitais, infoprodutos e até mesmo serviços. 

Vantagens

Uma das principais vantagens de começar a trabalhar como afiliado é a velocidade para poder começar a trabalhar pela internet.

Diferente do produtor, o afiliado se concentra apenas em aplicar estratégias para geração de tráfego, seja por meio de anúncios ou de forma orgânica.

Além disso, trabalhar como afiliado muitas vezes é até mais lucrativo, por conta das altas comissões oferecidas dentro do mercado de infoprodutos, que varia entre 30 a 70% do valor do produto indicado.

Desvantagens

Por mais simples que possa parecer, pegar um link de afiliado e enviar para uma pessoa. A grande maioria das pessoas acreditam que farão a primeira venda logo nos primeiros dias.

E isso pode ser um pouco frustrante, principalmente quando se percebe na prática que assim como qualquer outro tipo de negócio, é necessário conhecimento, prática e tempo.

É claro que é possível sim vender rapidamente, porém, isso depende de uma série de fatores, como por exemplo o seu nível de conhecimento de marketing digital, a estratégia aplicada para vender, se o produto realmente é bom, se possui uma boa página de vendas.

Além do fator tempo, existe uma outra desvantagem que deve ser levada em consideração. 

Muitas vezes um afiliado resolve criar um posicionamento na internet e vender um determinado produto, porém, se o produtor digital resolver mudar de ideia e não contar mais com a força de vendas do afiliados, você fica sujeito a ficar sem ter um produto para vender.

Determine um nicho de mercado para atuar e ao escolher um produto do mercado para se afiliar e vender, entenda se é um produto que já está a algum tempo no mercado e se caso o produtor resolva encerrar afiliação, se tem outro produto do mesmo nicho que você possa se afiliar para substituí-lo.

O Que é Um Produtor Digital?

O Produtor é quem cria um produto em formato físico ou digital, como cursos online, eventos ao vivo, ebooks, audiolivros e entre outros e que são vendidos por meios digitais.

Normalmente um produtor digital tem um conhecimento aprofundado em um assunto, uma habilidade ou um método transformador que possivelmente as pessoas tenham interesse em ter acesso.

Afinal de contas, não adianta você ter uma super ideia, se ela não tiver procura ou demanda no mercado. 

Vantagens

Uma das principais vantagens de ser um produtor digital, é o potencial de vendas e de escala que o modelo digital oferece.

Além disso, na contramão do afiliado, o produtor que conta com a força de vendas dos afiliados, conta com um exército de vendedores trabalhando para ele.

Dependendo do tipo de produto que você vende, é possível que você não precise criar conteúdo e ter um posicionamento na internet.

Principalmente se você vender produtos PLR sem aparecer.

Desvantagens

O Produtor Digital naturalmente está exposto a um risco um pouco maior do que o afiliado.

Para um produto vender na internet, ele precisa ser bem trabalhado, bem formatado às necessidades e desejos do público alvo e ter um marketing digital muito bem feito.

Outra desvantagem está relacionada aos produtores que têm um posicionamento na internet e criam conteúdo para seus canais digitais.

Ao trabalhar em um determinado nicho, é muito difícil desvincular a sua imagem à um produto ou marca. 

Caso você trabalhe em um nicho e queira migrar, o processo é um pouco mais difícil. 

Afinal, Qual Escolher?

Esta não é uma escolha muito fácil de fazer, porém, vamos abordar alguns pontos para ajudá-lo a tomar esta decisão.

Primeiro você precisa levar em consideração o seu perfil profissional e o seu momento atual.

  1. Você tem conhecimento aprofundado em algum assunto que possa transformá-lo em um método através de um E-book ou curso online?
  2. Como está a sua vida financeira? Você está correndo contra o tempo e precisa começar a vender rápido? 

Lembre-se: você pode trabalhar tanto como produtor quanto afiliado, porém recomendamos que escolha um para depois adicionar mais um novo modelo. 

Concluindo

Independente se você escolher ser um produtor ou afiliado, você precisa aprender sobre marketing digital, funil de vendas, tráfego e copywriting.

No final das contas, as diferenças irão se concentrar nas suas atribuições e responsabilidades de acordo com o que você escolheu.

Ambos os modelos de trabalho são excelentes e altamente lucrativos. 

Cabe a você analisar o seu perfil e condição atual para determinar por qual deles iniciar.

Além disso, você não precisa ficar preso a um modelo, você pode trabalhar tanto como afiliado quanto produtor.