Blog

A importância da análise de dados para gestão e otimização de negócios digitais

afiliart-analytics

Peter Drucker, conhecido como o pai da administração moderna, já dizia duas frases sobre a análise de dados: “Se você não pode medir, você não pode gerenciar” e “O que pode ser medido, pode ser melhorado”.

 

E é a partir disso que quero te mostrar a importância de ter uma boa fonte de dados para o seu negócio.

 

O ponto aqui é que quando temos informações para nos ajudar na tomada de decisões tendemos a trazer um resultado positivo, uma vez que conseguimos visualizar com mais clareza.

 

analise-de-dados

 

Analisar dados pode contribuir para insights, ou seja, ter novas ideias, ter uma luz, uma clareza do que fazer a seguir.

Veja este conteúdo em vídeo:

[video_player type=”youtube” style=”1″ dimensions=”560×315″ width=”560″ height=”315″ align=”center” margin_top=”0″ margin_bottom=”20″ ipad_color=”black”]aHR0cHM6Ly95b3V0dS5iZS83bnZTZVNPSXdpbw==[/video_player]

Se você quer saber mais sobre análise de dados te convido a continuar aqui comigo neste artigo, ele foi escrito especialmente para quem deseja decolar um negócio digital.

 

Os números e a análise de dados

analise-de-dados

Imagine aqui que você decidiu investir em ações, como um bom principiante resolveu ter uma carteira bem variada, afinal não quer perder dinheiro.

 

Dentro de um tipo de investimento escolheu 10 empresas sem muito critério e dividiu o seu dinheiro igualmente entre essas empresas.

 

No primeiro mês seu resultado geral foi positivo, então foi lá e investiu mais um tanto igualmente entre as empresas. E esse foi seu resultado nos primeiros meses…

 

Depois começou a ser negativo, negativo, negativo… Então você percebeu que estava perdendo dinheiro ao invés de ganhar e decidiu analisar melhor cada uma dessas empresas.

 

Foi aí que percebeu que algumas empresas sempre estavam no positivo e estavam te dando cada vez mais dinheiro, enquanto outras estavam com rendimento cada vez pior.

 

Então, começou a distribuir seu dinheiro de uma forma mais criteriosa, analisando o tempo certo para aplicar em cada uma delas, quais eram melhor vender e quais comprar mais.

 

Com sorte não houve nenhuma crise, sua análise e seu estudo deram certo e seu resultado melhorou!!

 

No mundo dos negócios digitais temos situações bem semelhantes com essa que acabamos de imaginar.

 

Temos pessoas que investem sem entender em todas as mídias e possuem um resultado mediano e empreendedores que se dedicam cada dia mais a trazer melhores resultados através da análise dos próprios números.

 

Análise de dados, mídias sociais e tráfego pago

analise-de-dados

Você já deve ter percebido que há no mercado diversas opções para você investir na divulgação do seu negócio, como Facebook, Youtube, Email, Instagram, Blog, Site e por aí vai.

 

Talvez você tenha recursos e equipe suficientes para investir em todos os canais…

 

Porém mesmo que tenha eu duvido muito que goste de pagar 100 reais para ter o mesmo resultado pagando 10.

 

A análise de dados entra nessa parte para te mostrar quais canais estão te trazendo maior resultado e consequentemente quais você deveria investir mais!

 

E indo além disso, você também pode analisar quais campanhas estão performando melhor, quais vídeos, quais tipos de email funcionam para você, qual tipo de imagem e outros.

 

Tudo isso apenas olhando os seus resultados e testando, reduzindo o negativo e focando no que vai te fazer crescer, buscando uma maior performance.

 

Outros usos dentro de negócios digitais

analise-de-dados

Há diversas áreas onde podemos aplicar a análise de dados.

 

É possível definir o valor do seu produto fazendo testes com alguns valores e analisando o número de venda obtido em cada um, encontrando assim o preço ideal.

 

Outra opção também é usar para conhecer o seu público

 

Imagine que seu produto é algo totalmente novo e você não sabe muito para quem vender. 

Você pode analisar então as suas primeiras vendas, para qual faixa etária, sexo, escolaridade entre outros você vendeu mais e definir qual o público que vai se dedicar mais.

 

Ainda é possível fazer um melhor gerenciamento de times uma vez que encontre quais canais você performa melhor e um melhor controle financeiro de sua empresa, garantindo uma saúde para o seu negócio.

 

Leve para casa…

 

Como vimos, a análise de dados é algo fundamental para melhorar o seu negócio de forma eficiente.

 

Claro que há diversos fatores para analisar, como o seu propósito, o conteúdo que possui, qual a transformação do seu produto para o público e outros…

 

Entretanto, não levar em consideração seus números é como investir no escuro, lançar dardo vendado, pode dar certo, mas a chance é muito menor.

 

Espero que tenha gostado deste conteúdo, vamos trazer diversos artigos sobre análise de dados mostrando na prática como você pode melhorar o seu negócio.

 

Qualquer dúvida ou sugestão, deixe aqui nos comentários!!