Title Image

Branding x Design: Não Confunda Mais Estes Termos!

Tenho certeza que alguma vez na vida você já ouviu alguém usar um termo errado e ficou meio assim “o que será que essa pessoa está referindo?” ou ainda “que tipo de trabalho ela espera de mim?”.

E isso acontece na maioria das vezes pela falta de conhecimento do que realmente significa um termo ou uma palavra.

Você pode até pensar “ah são termos parecidos, se eu falar isso o meu colaborador ou a pessoa que está prestando serviço vai me entender…”.

É aí que mora o perigo!

Hoje vim trazer a diferença entre esses dois termos que, frequentemente, percebo existir uma grande confusão, ainda mais pela palavra “branding” ser algo novo para muitos.

Além disso, essas duas áreas estão interligadas e é super normal que se misturem um pouco.

branding

Branding x Design: entenda as diferenças entre eles

Afinal, o que é Branding?

O branding, também conhecido como brand management, nada mais é que a gestão da marca de uma empresa.

Ele abrange diversas características como seu nome, logotipo, slogan, tom de voz, elementos de identidade visual, percepção dos colaboradores da empresa, propósito de existência, entre muitas outras.

Dessa forma, ele não se resume apenas a cores e a parte visual…

O Branding compreende como cada pessoa enxerga uma marca, desde o cliente mais fiel até alguém que acabou de ter o primeiro contato.

O trabalho com o Branding é algo diário, não é do tipo que você contrata alguém por uma semana e diz “melhora o meu Branding” rs

Claro, com uma boa experiência é possível fazer maravilhas em uma semana porém, fazer a gestão de algo deve ser um trabalho contínuo.

Ou seja, realizar a gestão de sua marca envolve um trabalho 360, passando por praticamente todos as áreas, como: design, gestão de pessoas, social media, conteúdo, desenvolvimento, suporte e outras.

Perceba que design é apenas uma área dentro de Branding, ou seja, Branding não se resume ao design!

branding

E, onde entra o design?

Design é a concepção visual de um produto ou de uma marca.

Quando tratamos de um produto digital, esquecemos que o design também tem papel essencial na sua funcionalidade.

Pensando em um produto físico, por exemplo, uma xícara, é fácil saber que além de esteticamente agradável (visual), também deve ter função de xícara, ou seja, ter uma alça que não esquente com líquidos e que seja fácil o seu manuseio.

No meio digital também é assim, embora menos perceptível. 

Um site que você não sabe onde clicar ou que possui muitos banners, pode trazer uma sensação tão desagradável quanto de uma xícara que a alça é muito pequena!

Por isso, parte do escopo de trabalho do design é desenvolver a funcionalidade, independente do tipo de produto.

Eu diria que a outra grande parte é apresentar a marca visualmente e transmitir sua mensagem para as pessoas certas.

O design deve entender quem é a persona e todo o propósito da marca para realizar um bom trabalho.

E aí contamos com muita análise e criatividade…

branding

Como Design e Branding se relacionam?

Bom, já contei aqui resumidamente o que seria cada um deles, agora vamos ver onde um analista de branding e um design entram em um mesmo jogo.

A criação do Branding é um trabalho complexo, eu diria que o design é o responsável por dar cor e vida a marca.

É o design que vai desenvolver um logotipo, tipografia, construir um manual da marca, paleta de cores e tudo relacionado a identidade visual. 

E isso precisa ir de encontro com todo o propósito da marca, toda a criação precisa estar de acordo com o que a marca quer transmitir para as pessoas. Por isso, é importante que esses profissionais conversem bem.

branding

Conclusão

Como vimos o conceito de Branding e Design são distintos, então nada de chamar um design e pedir pra ele melhorar o Branding do seu negócio, beleza?

O design vai ser uma peça chave, porém você vai precisar contar com um time e com propósitos e valores muito bem estabelecidos.

Espero que tenha gostado deste conteúdo!

Siga a gente no Instagram para receber dicas diariamente e ficar por dentro de diversos temas do marketing digital.

Se você quer aprender mais sobre os 360 graus do marketing digital, conheça a nossa área de membros Por Dentro da Agência.

Por Dentro da Agência