Title Image

Comunicação: 3 Elementos Essenciais Para Adicionar em Todas as Copys (ainda mais em tempo de crise)

A comunicação sempre foi algo importante na história da humanidade, desde as pinturas rupestres até as mensagens por whatsapp.

Mas agora, em tempos de absoluta incerteza, sem saber o que devemos fazer para evitar ou reduzir possíveis danos, a comunicação se torna algo extremamente essencial e perigosa.

E não só a comunicação com nossas famílias e amigos, mas também com nossos clientes e nossa audiência.

Por isso, não podemos nos comunicar como antes, como se não estivesse acontecendo algo, agora ela precisa ser mais clara, efetiva e nenhum pouco superficial. 

Refazendo as copys dos parceiros da Afiliart, notamos que a comunicação necessita de alguns atributos para torná-la mais efetiva em tempos de crises e incerteza.

Dessa forma, levantamos que todas as copys, independente do nicho e do parceiro, precisam ter 3 elementos para que a comunicação não esteja desconectada da realidade do atual momento.

Então, se você quer entender como se comunicar de forma efetiva e sem parecer superficial para sua audiência, continue coma leitura deste artigo.

Os 3 elementos essenciais para se comunicar de forma efetiva em tempos de crise

Acredito que você já tenha notado como a comunicação e atitudes de todas as empresas, marcas e serviços se transformaram depois do coronavírus.

De propagandas de TV a disparos de emails, ela está ainda mais honesta, acreditável (na maioria das vezes né), muito mais frequente, presente em todos os canais, com mais consistência e claro, não trata somente de tranquilizar mais sim de informar e reduzir o medo, a ansiedade, rumores e outras incertezas.

E em muitas das propagandas, dos anúncios, dos vídeos, emails e toda a comunicação, 3 elementos importantes estão presentes, que fazem diferença e tornam ela mais eficaz.

  • Empatia
  • Transparência
  • Relevância

Empatia

A empatia é um dos elementos mais determinantes na comunicação. Significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela.

Então, ser empático nada mais é que ser compreensivo.

E ela se mostra ainda mais forte em tempos de crise. Muitas pessoas hoje sofrem de crises de ansiedades, angustia, medo e muitos outros sentimentos ruins por conta da situação atual.

Através da sua comunicação, é possível falar sobre os desafios que você está enfrentado para minimizar a dor da audiência, entender a situação e enfrentar junto com ela os novos problemas.

Ou seja, é se mostrar preocupado e dar atenção necessária para o seu público.

Por exemplo, aqui na Afiliart nós trabalhamo 100% remoto, ou seja, de casa. Por isso criamos nosso artigo Home Office: 9 Dicas Para Trabalhar de Casa, pensando em ajudar as pessoas que não esse hábito.

Isso é empatia!

É se colocar no lugar do outro, é ser compreensivo.

Transparência

Ser transparente é algo que gera confiança.

Como estamos em tempos incertos, as nossas emoções estão cada vez mais a flor da pele. Vivemos de altos e baixos, em um momento delicado que cada informação consumida é um passo para tristeza ou para felicidade.

Por isso, ser transparente facilita a sua comunicação, torna a sua mensagem mais clara e mais fácil de ser entendida.

Cada vez mais as fake news tomam conta da internet, grupos de whatsapp são bombardeados por essas falsas notícias que deixam jovens e adultos de cabelos em pé.

Então, seja transparente nas mensagens, deixe ela ainda mais precisa, busque as informações corretas e fontes confiáveis.

Dessa forma, você não deixa a sua audiência ainda mais preocupada, além dela confiar ainda mais em você.

Relevância

Compartilhe histórias e mensagens relevantes e apropriadas para a sua audiência.

Esse é o momento que você pode e deve compartilhar conteúdos para acalmar as pessoas, apresentar novas informações, novos resultados e tudo aquilo que vai trazer valor e relevância para seu público.

Se você tem um calendário editorial para os próximos meses, tenho certeza que você está fazendo algumas alterações, jogando conteúdos para as próximas semanas e adicionando novos para saírem hoje ou nos próximos dias.

Mas você também pode procurar outros conteúdos relevantes e compartilhar nas suas redes sociais, por exemplo, dicas de centros fitness que estão dando dicas para malhar em casa, restaurantes que estão postando ideias de comidas para fazer em casa, indicações de filmes e cursos online gratuitos.

É impossível controlar o fluxo de informação na internet, ainda mais em tempos de crise, porém é possível distribuir informações e se comunicar de forma honesta e com frequência para que a sua audiência confie ainda mais em você.

Tenha em mente que a sua audiência acredita em você, que seus conteúdos geram cada vez mais valor para elas e agora em tempo de crise é preciso se reinventar, a sua comunicação deve e precisa ter: Empatia, Transparência e Relevância.

Conclusão

Como falamos no começo deste artigo, nunca a comunicação foi tão importante como agora.

Saber se comunicar e passar as informações de forma clara, objetiva e que não seja superficial se tornou ainda mais essencial.

Nós não podemos mais nos comunicar da mesma forma que antes, como se nada estivesse acontecendo, por isso, preste atenção em como dizer, o que dizer e para quem dizer a sua mensagem.

Sendo assim, sempre antes de clicar no botão de enviar, confira se a sua comunicação tem empatia pelo outro, se ela vai ser transparente e se é relevante.

Se você tem alguma informação ou dúvida, deixe nos nossos comentários.

E se você gostou deste artigo, compartilhe com um amigo! E se você quer aprender mais sobre Copywriting, técnicas de escrita e estruturas de anúncios, conheça o Por Dentro da Agência e ganha experiência do dia a dia da Afiliart.

Por Dentro da Agência

Abraços!