Title Image

A Importância da Persona para sua Estratégia de Marketing Digital e Como Utilizá-la

Persona é uma parte muito importante de qualquer estratégia de marketing digital. É claro que é possível vender sem ter uma persona muito bem definida, mas se você defini-la antes de qualquer ação, com certeza você será mais certeiro nas suas estratégias e comunicações.

Mas preciso te avisar uma coisa, definir uma persona que te de possibilidade montar suas estratégias não é uma tarefa simples.

Em resumo, persona é a representação do seu cliente ideal, revelando perfis psicológicos e emocionais que você deve abordar em toda a sua comunicação e estratégia de marketing digital.

É através da criação da persona que você vai definir quais são elementos fundamentais  para adicionar na sua copy, por exemplo.

Indo um pouco mais além, a persona vai revelar como o seu potencial cliente pensa, permitindo assim, criar estratégias de marketing muito mais certeiras.

Então, sabendo quem é o cliente que vai comprar aquilo que você oferece, fica muito mais fácil fazer com que o seu texto converse com o cliente e também o convença-o de realizar a compra.

Entenda a importância da persona para alinhar todas as suas estratégias de Marketing Digital.

Agora, você pode estar se perguntando: mas quantas personas é preciso para montar minhas estratégia?

Não existe um número certo para essa pergunta.

Mas é interessante ressaltar que se você trabalha com mais de um produto ou serviço, cada um deles deve ter um tipo de cliente, né?!

Aqui na Afiliart, buscamos levantar dois tipos de persona para cada parceiro. Com a  nossa planilha de persona, o nosso cliente pode responder todas as perguntas e pontos que levantamos e acreditamos ser importante para defini-la detalhadamente.

Se você conseguiu entender a importância da persona para toda a sua estratégia de marketing digital e comunicação, vamos ao próximo passo.

Como construir a sua persona

Um vez definida a quantidade de personas, chegou a hora de criá-las. 

Para elaborar perfeitamente a sua persona, é preciso levar em consideração detalhes psicológicos e emocionais. 

Ela será composta por várias informações e não existe uma regra para a quantidade de dados. Porém ,existem dados que não devem faltar e são muito importantes como por exemplo:

  • Nome
  • Cargo
  • Dados Demográficos
    • Idade
    • Gênero
    • Nível Educacional
    • Localização 
    • Salário Médio Anual
  • Objetivos Pessoais
  • Desafios
  • Sonhos

Além disso, é importante levantar alguns dados específicos sobre o seu produto/serviço, como por exemplo:

  • Qual é a transformação do curso/produto/serviço? (Como o meu negócio pode impactar de forma positiva na vida dessa persona?
  • Por que do produto:
  • O que a pessoa aprende/ganha?
  • Limitações do produto

Além destes pontos que acredito ser os mais importantes para as nossas estratégias, existem outras informações que podem te auxiliar ainda mais neste processo, deixando a sua persona mais humanizada adicionando hábitos, rotinas, ambições e dificuldades.

Se você estiver com dificuldades para entender como montar a sua persona, você pode fazer o download da nossa planilha, nós utilizamos todas as vezes que um parceiro novo chega na Afiliart.

Para fazer o download basta clicar aqui.

Se você é aluno da nossa área de membros Por Dentro da Agência, este material está disponível para você baixar, também te aconselho a ver a aula Persona e Público-Alvo do nosso treinamento de Copywriting.

Vale lembrar que tudo o que apresentamos aqui, é o que nós achamos de importante e nada impede de você adicionar outros pontos para deixar a sua persona ainda mais completa.

Com isso em mente e com a nossa planilha de persona baixada, você já pode começar a montar a sua, mas é preciso adicionar dados reais e não colocar coisas com base no seu “achismo”.

Utilize dados e informações valiosas para montar a sua persona

Como acabei de te dizer, não use o seu “achismo” para definir uma persona. O seu palpite, na verdade, pode ir em direção oposta ao que os dados vão dizer.

Neste momento, de coletar dados, é a hora de descobrir e encontrar a sua persona da forma certa. Essa é a etapa mais importante do processo de criação.

Existem diversas maneiras para você conseguir coletar dados e construir a sua persona. É possível realizar este trabalho de duas formas, direta e indireta.

  • Direta: nada mais é que fazer um pesquisa com o seu público para levantar informações necessárias. 
  • Indireta: totalmente diferente da forma direta, esta é feita a partir de observação e interpretação de dados demográficos e comportamentais extraídos da internet.

Você precisa se colocar no lugar do seu cliente e entender qual é a visão/perspectiva dele sobre o que você vai oferecer.

Para realizar as coletas, você pode utilizar a sua lista de emails e enviar um formulário com perguntas pertinentes para que você possa preencher a sua planilha de persona.

Caso você não tenha uma lista de email, você pode realizar pesquisas com o seu time de vendas. 

Os seus vendedores são as pessoas que mais conhecem os potenciais clientes, eles têm contato direto durante as negociações, sabem as dores, os desejos, o que trava o cliente na hora de fechar o negócio, enfim, falar com seu time de vendedores é uma maneira de realizar uma pesquisa indireta para conseguir montar o perfil da sua persona.

E caso você não tenha um time de vendas, você pode perguntar diretamente para os seus clientes. Essa também é um forma eficiente para construir a sua persona.

Ferramentas como o Google Analytics e Facebook podem ajudar na construção da sua persona.

No Google Analytics, você pode ir na seção “Público-Alvo” e encontrar várias categorias de dados sobre os visitantes do seu site/blog. Explore cada categoria para entender as informações que estão ali. 

google analytics para definir persona

No Facebook, você pode olhar as informações do seu gerenciador de negócios da sua página, na seção chamada “Audience Insights. 

facebook persona

DICA: faça isso com a sua planilha de persona aberta e tudo o que encontrar de interessante adicione nela.

Conclusão

Após finalizar todos os trabalhos de pesquisa, chegou a hora de documentar os seus resultados.

É importante lembrar aqui que a seu persona precisa se passar por uma pessoa real.

Os dados vão te guiar para preencher a sua planilha, coloque tudo aquilo que faz sentido para o seu negócio.

Com estes dados você consegue ter detalhes suficientes para se colocar no lugar do seu cliente e ver aquilo que você está oferecendo sob a perspectiva dele.

Vale lembrar que a sua persona não é algo 100% definido, você pode fazer as alterações necessárias conforme for criando novos conteúdos, realizando testes para ver o que funciona e o que não funciona.

Com isso, tornar a sua persona mais eficiente conforme o seu marketing vai se desenvolvendo.

Por Dentro da Agência