Title Image

Email Marketing: Por Que Investir Hoje Mesmo e Por Onde Começar?

O email marketing é a forma de trabalhar com campanhas de marketing digital através de uma plataforma de email.

Com ele é possível manter relacionamento com clientes, obter um maior número de vendas, qualificar leads e diversas outras opções que vou te apresentar ao longo deste artigo.

Embora pareça uma forma muito antiga de se comunicar, o email apareceu como estratégia de marketing apenas em 1990, substituindo o envio de mala direta.

Seu resultado foi tão expressivo que se popularizou muito rapidamente e diversas empresas passaram a mandar email de venda para listas de contatos (muitas vezes compradas).

Isso fez com que a caixa de entrada dos usuários de email ficassem cada dia mais cheias do que chamamos de SPAM.

E, é por isso que até hoje as plataformas de email fazem atualizações e modificações constantes, para que o usuário tenha o melhor desempenho possível, recebendo apenas email de seu interesse.

Assim, executar campanhas através de email marketing não é mais algo para amadores, a cada dia é necessário aprender novas técnicas e estratégias.

Quer aprender como começar a trabalhar com email marketing? Fique comigo nesse artigo, nele irei te mostrar:

O Email Marketing é uma das formas mais efetivas de conversar com seu cliente

porque investir em email marketing

O papel do Email Marketing em uma estratégia de marketing digital

Definir uma estratégia de marketing está relacionado a como a sua empresa irá trabalhar e se comunicar com seu público e futuros clientes, qual será o seu posicionamento e como será a oferta de seus produtos e/ou serviços. 

Para isso acontecer, é necessário compreender os desejos e comportamentos de compra do cliente, além de testar estratégias que você entende que irão gerar resultados. Com o tempo, tanto a compreensão sobre o cliente quanto a estratégia de marketing se tornarão mais obvias para você.

Nota-se que cada dia é necessário uma maior comunicação e engajamento com o público para realizar vendas, pois as pessoas buscam cada vez mais conteúdos personalizados e únicos.

Conheça aqui 5 objetivos que você pode atingir com email marketing:

1. Possibilidade de desenvolver e nutrir o relacionamento com o cliente

Ter um bom relacionamento com o seu cliente é uma das estratégias mais poderosas de venda. Saber o que o seu cliente deseja e realizar melhorias através de feedbacks te coloca muito à frente de sua concorrência.

Através do email marketing você consegue fornecer conteúdos e estar presente no dia a dia do seu público.

Dessa forma, é possível aumentar a confiança que o seu público tem por você, melhorar a sua reputação com clientes e ainda fazer com que você identifique problemas muito mais rápido.

2. Chances de oferecer serviços/produtos ao consumidor

Através do email você também consegue oferecer seus serviços e produtos, tanto para os novos como para antigos clientes.

Isso nada mais é que estimular uma recompra, que se realiza de uma forma muito mais sútil com estratégias de email marketing. 

Há várias opções e modelos de email de oferta, você pode ser mais direto e direcionar seu lead para uma página de vendas, pode fazer um email mais longo engajando o lead com alguma história, ou ainda pode ser mais “agressivo” e colocar um botão de compra que redireciona o usuário para uma página de check-out.

3. Para aumentar o tráfego do site/blog

Se você tem um site e/ou um blog e quer aumentar o tráfego, o email marketing pode ser uma estratégia fantástica para isso.

Basta segmentar os seus leads por assunto e enviar links para que eles acessem os seus conteúdos na íntegra. Você também pode disparar campanhas para suas listas assim que postar um artigo novo.

4. Reforçar o branding

Branding é como uma marca ou uma empresa é conhecida, corresponde à identidade, ao posicionamento e aos interesses da empresa.

Em outras palavras, é a percepção que os seus clientes tem em relação a sua marca.

O branding faz parte da estratégia de marketing de uma empresa. É ele que reforça a  autoridade da marca, não adianta ter produtos de qualidade e com bons preços sem um bom branding, é com ele que o cliente adquire boa parte da confiança.

Com email marketing é possível reforçar o seu branding praticamente sem gastar nada. Você pode criar uma boa identidade visual, definir um posicionamento, uma forma de se comunicar e aprensetar para o seu público o que representa a sua marca.

5. Promover eventos / Lembrar eventos (live)

Também é possível promover e lembrar seus leads e clientes de eventos que você está promovendo.

Você consegue enviar mais detalhes sobre o que vai acontecer no seu evento, assim como mandar lembretes para que seus convidados não esqueçam do dia e do horário.

Isso pode trazer ótimos resultados, assim como ajudar a fidelizar a sua audiência.

Por que investir no Email Marketing

porque investir em email marketing

Quero deixar algo bem claro para você… O email marketing não está morto!

Algumas empresas deixam de investir em email como uma forma de estratégia de marketing digital para focar exclusivamente em redes sociais, vou apresentar alguns motivos do porque você não deve fazer isso.

Email Marketing x Redes Sociais

Mesmo com a explosão das redes sociais, as pessoas não deixaram de usar email. Estima-se que até 2020, 3 bilhões de pessoas no mundo utilizarão o email. (The Radicati Group, 2016).

Um estudo feito pela MarketingSherpa em 2015, apontou que 72% dos consumidores escolhem o email como o melhor canal para receber comunicação de marcas e empresas.

Além disso, segundo a CampaignMonitor, um email é 40 vezes mais efetivo para aquisição de novos clientes do que as redes sociais.

Outro fato importante, é que cada vez mais o alcance orgânico das redes sociais diminui, uma postagem no Instagram é normalmente entregue para 5-10% dos seguidores de um perfil.

Em contrapartida, trabalhando com email você pode chegar a uma entrega de até 100% (esse número depende da sua reputação, por esse motivo você não deve comprar listas de email de terceiros, fazer spam ou entregar conteúdos irrelevantes para o seu público).

Baixo custo

Não é difícil perceber também que o email possui um baixíssimo custo.

Além da mão de obra e profissional para gerenciar o email marketing, os gastos são de captação de lead e de manutenção de plataforma, sendo que há plataformas em que você pode usar gratuitamente com um número limitado de leads e email para enviar.

Vamos falar sobre vantagens e desvantagens de diversas plataformas em um próximo artigo.

Outro ponto, é que você pode captar leads diretamente do seu site ou blog, através de iscas e conteúdos, o que reduz absurdamente o seu gasto.

Entretanto, será que com um gasto tão baixo, o email pode trazer algum retorno?

Segundo a DMA (2015), o email possui um ROI de 3800%, ou seja, a cada 1 real investido você tem de retorno R$38.

Dessa forma, o email marketing passa a ser o tipo de campanha com maior ROI, passando Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads.

Automatização

Outro fator muito relevante do porquê investir no email marketing é que com ele você consegue não só ter um custo menor, mas também desprender menos horas de trabalho.

Você pode nutrir e desenvolver um relacionamento com seus leads através de campanhas automatizadas, criando email e funil que ficarão rodando até que você decida parar, entregando sua mensagem para as pessoas que você deseja.

Também é da automatização que se obtém os melhores resultados, segundo a DMA (2015), 77% do ROI de email vem de campanhas automatizadas e personalizadas.

Em campanhas automatizadas, você pode entregar um email no dia e no horário que preferir. Por exemplo, é possível programar para que um email seja disparado apenas nas sextas-feiras das 8 horas às 18 horas.

O que é fantástico, pois você consegue entregar no horário de maior abertura e engajamento dos seus leads.

Tagueamento de audiência

Ao trabalhar com email marketing você também conseguirá colocar tags nos seus leads de acordo com o comportamento deles, o que torna possível mandar conteúdos personalizados para cada tipo de interesse.

É possível taguear um lead assim que ele é capturado.

Além de conseguir taguear outras coisas como abertura de email, clique em algum link ou a chegada no final do funil.

Colocar tags é fundamental para segmentar seus conteúdos e enviar para as pessoas certas.

Por exemplo, você tem um e-commerce voltado para mulheres, mas que vende diversos produtos, como roupas, maquiagem, cosméticos, entre outras coisas.

Mesmo que a maioria do seu público seja feminino, nem toda mulher tem interesse em maquiagem e em roupa, nesse caso, uma das opções que você pode fazer é em um funil de maquiagem você pode colocar um link, como “quer saber os looks para o verão de 2019, clique aqui” e colocar uma tag para identificar que quem clicou.

Essas tags são como etiquetas, é um modo de você identificar quem se interessa pelo que.

Segmentação

porque investir em email marketing

Indo além de colocar tags para identificar o comportamento dos seus leads, com o email marketing você ainda pode segmentar o seu conteúdo de acordo com o interesse de seu público.

Há diversas formas de segmentação de público, e para trabalhar com cada uma, vai depender muito da plataforma de email marketing que você usa e do seu objetivo.

Vamos falar mais para frente, em um futuro artigo, como fazer segmentação na plataforma de email que usamos, o Leadlovers. Por enquanto queremos apenas mostrar algumas vantagens.

Mensuração, testes e Insights

Para finalizar as vantagens do email marketing quero te falar sobre mensuração de resultados.

Exsitem algumas métricas essenciais para você avaliar o desempenho de suas campanhas, como taxa de abertura, taxa de clique e taxa de unsubscribe (desinscritos).

A maioria das plataformas entrega esses valores de forma clara e fácil, o que você precisa é saber analisar.

A vantagem do email também está na possibilidade de fazer testes afim de gerar maiores resultados.

Um dos testes possíveis é o teste AB de título. Onde por exemplo, você consegue mandar um email para 20% de sua lista e verificar se foi o título A ou o título B que teve a maior taxa de abertura.

Algumas plataformas fazem esse teste automaticamente, enviando o email com o título “vencedor” para o restante da sua lista, os 80% que faltou.

A partir destas análises de métricas e destes testes é possível obter Insights e novas estratégias. Percebendo títulos, palavras, botões, entre diversas outras coisas, o que converte mais.

Acredite, nenhuma outra plataforma possui tantos benefícios como o email marketing.

Do que você precisa para começarporque investir em email marketing

Para começar a trabalhar com campanhas por email, você vai precisar de muito pouco.

O primeiro passo é definir uma equipe.

Essa equipe depende muito do tamanho do seu negócio e do quão rápido você quer fazer acontecer.

Porém, você pode começar contratando apenas uma pessoa (um especialista, ou alguém disposto a aprender) ou pode ser você o responsável por essa tarefa.

Definindo essa equipe, há 4 itens fundamentais, que falarei especificamente sobre cada a seguir.

Escolha da plataforma

O próximo passo e um dos mais importantes é escolher qual plataforma você vai trabalhar com email marketing.

Existem diversas plataformas, essa escolha vai depender muito do que você precisa, dos seus objetivos e do seu orçamento.

Estamos estudando sobre as principais plataformas, para trazer um conteúdo exclusivo contando as vantagens de cada uma delas.

No nosso caso, escolhemos o Leadlovers, gostamos muito da sua aparência, facilidade para organizar e segmentar leads, além de um excelente suporte.

Para conferir e conhecer mais sobre essa plataforma em específico, basta clicar aqui.

Cadastro de conta de email

Após encontrar sua plataforma, você deve cadastrar a conta, ou as contas, de email que quer disparar email para suas listas e leads.

Tenha um nome de usuário simples e profissional, isso vai influenciar na sua taxa de abertura e em denúncias de spam, 43% dos destinatários marcam um email como Spam, apenas pelo nome e endereço de email do remetente (Convince&Convert, 2016).

Outra dica é  ter um domínio próprio para disparar seus emails.

Isso é essencial e indispensável para uma boa entregabilidade e para que seus emails não caiam na caixa de spam.

Ter domínio próprio também te deixa mais profissional e colabora no branding de sua empresa.

Quer saber como adquirir um domínio próprio? Confira aqui a ferramenta que utilizamos.

Configuração de conta

Logo depois de cadastrar uma conta de email você precisa configurar e personalizar essa conta.

Se você optou por usar domínio próprio, o primeiro passo é validar o seu domínio, configurando o DNS e o DMARC e integrando com sua hospedagem.

Observação: Esse processo é um pouco diferente em cada plataforma, porém em geral, é copiar alguns códigos e colar no provedor de hospedagem.

Com a conta validada, o próximo passo é personalizar os seus dados.

Se tiver um endereço comercial que queria divulgar, lembre-se de colocar no rodapé.

Configure a opção de unsubscribe.

É importantíssimo você oferecer essa opção para seus leads, os provedores enxergam isso de uma forma boa, o que contribui para que você não vá para caixa de spam.

Você pode criar mensagens personalizadas dependendo da plataforma que está usando, tanto para o rodapé como para a página de unsubscribe.

Lista de email

porque investir em email marketing

Neste momento, você precisa cadastrar os emails dos seus destinatários, ou seja, as pessoas que você quer entregar suas campanhas, seja os leitores do seu blog, seus leads ou seus clientes.

Você consegue fazer isso tanto manualmente como de forma automática.

Há duas formas de fazer isso manualmente, uma é importar através de um arquivo (geralmente csv.), outra forma é copiando e colando (pode ser feito em massa, vários email de uma vez, ou um a um).

Já para inserir de forma automática, você precisará usar formulários (inseridos em blogs, páginas de captura, etc..).

Esses formulários e essas páginas podem ser da própria plataforma de email marketing ou com uso de outras ferramentas, desde que você integre com a plataforma.

No tópico abaixo vou entrar mais em detalhes de como criar listas de email.

Lista de emails – como construir e crescer

Há diversas formas de conseguir uma lista de email, você pode fazer isso tanto para negócios físicos como para digitais.

Aqui vou focar em negócios digitais e te apresentar 4 formas de capturar email.

Assinatura de Newsletter no site/blog

Se você tem um blog em que frequentemente produz conteúdos de valor para seu público, ou se tem um site atualizado, com serviços, produtos e cases é interessante deixar campos para quem deseja receber esse tipo de conteúdo, seja como Newsletter ou como um simples resumo semanal/mensal.

Cadastro de cliente no site

Você também pode criar formulários para seus clientes se cadastrarem.

Por exemplo, pode inserir chamadas como “receba promoções exclusivas” ou “receba nossas ofertas”.

Preenchimento de formulários em landing pages

Outra forma de capturar leads é através de formulários em landing pages.

Sua landing page pode ter diversos tipo de conteúdos, pode ser a inscrição para uma live, para um webinário ou para uma masterclass.

O intuito é capturar um lead com interesse em determinado assunto, para depois vender um produto ou serviço sobre esse assunto.

Iscas de qualidade

Por último, uma das formas mais utilizadas para criar e aumentar listas de email, é oferecer iscas de conteúdo.

Pode ser, por exemplo, um ebook, um infográfico ou um curso.

A dica que dou aqui é sempre entregar conteúdo de valor, pois isso além de contribuir com sua imagem também vai lhe gerar maiores conversões no futuro.

Ferramenta para criar formulários

Criar um formulário pode se tornar uma dor de cabeça se você não conseguir integrar com sua plataforma de email e até mesmo para personalizar e deixar mais atraente.

Aqui no blog da Afiliart, usamos o OptinMonster para fazer esses formulários.

Temos um artigo sobre ele, com suas vantagens e desvantagens e o passo a passo para usar. Clique aqui para conferir. 

Leve para casa…

Ao trabalhar com email marketing é fundamental que você ganhe a confiança das pessoas.

Lembre-se que o email é parte do branding de sua empresa, então seja profissional e amigo dos seus destinatários. Quanto maior a proximidade com seus leads, maior a taxa de conversão e maior será o seu retorno com email marketing.

E se você ainda não está usando o email como forma da sua estratégia de marketing, você está perdendo uma oportunidade incrível para crescer a sua marca e o seu negócio.

Por Dentro da Agência

Gostou deste artigo?

Deixe aqui seu comentário com dúvidas e sugestões.

E até uma próxima!