Title Image

E-mail Marketing: Como Aumentar a Taxa de Abertura

Este artigo é um guest post escrito pelo Blog Consulta Ideal.

Hoje em dia é normal que as empresas façam um maior investimento em estratégias online para alavancar vendas do seu negócio, certo?

Porém, existem algumas que podem fazer diferença e outras que podem ter um efeito contrário. 

O E-mail Marketing está no meio disso, por isso, é necessário saber trabalhar da forma mais correta e assertiva possível para que você tenha bons resultados.

Para te ajudar nessa jornada, hoje te ensinaremos as melhores formas de construir um bom E-mail Marketing para ter uma alta taxa de conversão de leads em clientes. Vamos lá!

Entenda como melhorar a taxa de abertura dos seus emails

E-mail Marketing: saiba como aumentar a taxa de abertura

O que é taxa de abertura

Podemos dizer que é uma métrica muito importante para analisar as campanhas e estratégias de marketing usadas online no seu negócio.

Ela é estudada para entender qual o resultado real que essas ações geraram, sendo boas ou ruins, para que você pare de gastar tempo e dinheiro com estratégias que não dão certo.

Por isso, é importante ter sempre esses dados em mãos, mesmo que o seu negócio seja trabalhar com a implantação de beneficios empresariais para grandes companhias, por exemplo. 

Isso porque seria essencial saber quais são os mais escolhidos pelas empresas ou quais que os colaboradores mais gostam de adquirir. 

Aprenda o que é E-mail Marketing

O E-mail Marketing é uma estratégia de Marketing Digital que é utilizada quando você possui uma base de e-mails do seu público-alvo, podendo ser clientes reais ou potenciais clientes.

Nessa estratégia, é indicado enviar com uma certa frequência e-mails para esse público contendo conteúdos de qualidade e que sejam interessantes, assim gerando uma maior interação.

Se você trabalhar vendendo plano odontologico infantil, por exemplo, você pode enviar e-mails contendo não somente a possibilidade dos pais adquirirem um, mas sim informações importantes sobre a saúde odontológica infantil.

Assim, as pessoas atingidas verão que é importante investir em algo assim para sua vida, entende?

Você também pode trabalhar com promoções, newsletter, confirmação de compras, entre outras opções. 

Estratégias para um e-mail marketing assertivo 

Então, agora veja como trabalhar com o E-mail Marketing e ter uma boa taxa de conversão:

Segmentação

Tenha sempre em mente que você não deve enviar o mesmo conteúdo para absolutamente todas as pessoas que você tem na sua lista. 

Aqui é trabalhado as etapas do Funil de Vendas, em que no topo está um potencial cliente que ainda não sabe o que precisa consumir, no meio é alguém que está tomando uma decisão de o que consumir e no fundo alguém que já quer consumir seus produtos.

Por isso, é essencial criar essa segmentação dos seus leads, montando certos grupos para cada área interessada.

Spam nunca mais

Não pense que o E-mail Marketing é a mesma coisa que spam, porque não é! Inclusive, o spam quase sempre acaba indo para uma caixa separada dentro do e-mail, o que pode impedir até mesmo que os contatos vejam que receberam algo. 

Além disso, e-mails considerados spam não são levados a sério, pois parece que foram feitos para qualquer pessoa genérica, o que pode levar o seu contato a pedir para sair dessa lista e você acaba perdendo um potencial cliente.

Portanto, se você for uma empresa odontológica, saiba para quem você pode mandar boas promoções de aparelho odontológico, por exemplo, pois não é todo mundo que tem interesse.

Hora certa

Saiba exatamente quais os melhores horários para fazer o disparo desses e-mails, pois existem alguns que não geram bom engajamento com os leitores e outros com grande potencial.

Faça testes para descobrir quais os melhores momentos para a prática dessas estratégias, crie uma agenda com vários dias e horários diferentes para coletar dados. 

Assim você consegue saber quais deram mais certo e quais não.

Não exagere

Mantenha sim uma boa frequência de envios, mas também saiba trabalhar com uma certa precaução de exageros.

Isso porque você pode incomodá-los se no mesmo dia mandar um conteúdo informativo sobre saúde, por exemplo, e outro de preenchimento labial, que nada pode ter a ver com o interesse desse lead, entende?

Título bom

Tudo começa pelo título, é o primeiro contato que terão com sua mensagem. Ele que vai dizer se a pessoa quer abrir ou não aquele e-mail. 

Por isso capriche nele e mostre que pode trazer boas experiências se a pessoa resolver abrir o e-mail para ler.

O seu e-mail estará concorrendo com vários outros na caixa de entrada dos seus potenciais clientes, então saiba se destacar e chamar a atenção.

Tenha ótimos resultados

Esperamos que após ler este artigo você tenha entendido como planejar bons e-mails marketing para ter uma boa taxa de conversão dos seus leads para clientes reais!

Se nós pensarmos com o exemplo de que a sua empresa pode ser uma que trabalhe com a venda de plano dentário, esteja sempre divulgando conteúdos muito informativos e que façam sentido para quem quer consumir aquilo.

Além disso, sempre pense se você gostaria de receber aquele tipo de conteúdo por e-mail sem se sentir incomodado. Não faça com os outros o que você não gostaria que fizessem com você.

Conheça nossa nova área de membros Por Dentro da Agência e tenha acesso a todos os conteúdos e treinamentos internos da Afiliart.

Por Dentro da Agência

Conteúdo produzido pela equipe de redação da Blog Consulta Ideal