Title Image

Saiba Como Automatizar Seus Processos Para Gerar Mais Vendas

Este artigo é um guest post escrito por Ideal Marketing.

A automação de processos surgiu como uma nova maneira de agilizar os trabalhos de diversas pessoas, otimizando o seu tempo e aumentando a sua produtividade.

Isso é o que toda empresa busca, não é mesmo?

Por conta disso, entender como funciona todo esse processo é essencial para que o seu negócio tenha os resultados tão esperados.

Longe do que muitas pessoas podem pensar, a automação não vai acabar com os empregos e robôs não vão substituí-lo.

Muito pelo contrário, essa estratégia visa apenas facilitar a vida dos seus funcionários, deixando-o com tempo livre para fazer aquilo que é realmente importante.

Ou seja, isso significa tanto melhorias na vida profissional do funcionário, como também para a empresa.

Esse é um dos grandes benefícios de todo o desenvolvimento da tecnologia e das informações que temos no século XXI.

A automação de marketing é um dos mais conhecidos atualmente para agilizar os processos e concluir as vendas dos produtos ou serviços de maneira mais rápida e, ao menos tempo, dependendo menos de cada colaborador.

Quer conhecer um pouco mais sobre?

Entenda agora como automatizar seus processos para gerar mais vendas e trazer mais resultados para o seu negócio

 

Entenda como funciona a automação de marketing

O primeiro passo para aprender como funciona o processo de automação do marketing é entender o seu conceito.

De maneira simplificada, consiste em automatizar o processo de relacionamento com os seus leads, ou seja, aqueles clientes em potencial.

Dessa forma, é possível interagir com os seus leads de maneira personalizada e, ao mesmo tempo, em uma maior escala.

O principal ponto nesse momento, independente do seu segmento, sendo através do marketplace b2b ou não, é entender quais são as necessidades dos seus potenciais clientes e o que eles procuram.

Quando trabalhamos em um ambiente digital, o objetivo é sempre atingir o maior número de pessoas com o menor trabalho.

É isso o que a automação faz, de maneira estratégica, garantindo novos resultados.

Uma boa ferramenta de automação de marketing pode te auxiliar em diferentes processos. Conheça um pouco mais sobre cada um deles.

Email marketing

Apesar de muitas pessoas pensarem que as estratégias de email marketing ficaram na década passada, isso não é verdade! 

Quando bem aproveitadas, elas podem trazer os resultados e as conversões que toda empresa espera.

Isso porque, além da possibilidade do disparo de e-mails em massa e do monitoramento da taxa de abertura, também é possível segmentar e personalizar o conteúdo.

Afinal, são diferentes as pessoas que se inscrevem no banco de dados de uma empresa, seja para receber newsletter, como também para conseguir baixar materiais ricos e ter diferentes acessos aos conteúdos.

Por conta disso, segmentar os seus leads pode ser uma boa estratégia para que todo o contato seja feito de uma maneira mais pessoal, ou seja, visando sempre manter um bom relacionamento com o seu cliente em potencial.

Construir um bom email marketing envolve diferentes estratégias na construção do conteúdo, desde a criação de um assunto que chame a atenção do indivíduo para que ele abra a mensagem, como também o desenvolvimento do email e a maneira que você decide como finalizar um e-mail.

Não se esqueça que todo email enviado por uma empresa precisa dos cuidados necessários para que eles não sejam encaminhados para a caixa de spam. 

Por isso, é importante a sua marca conquiste os seus próprios contatos, com pessoas que se cadastrem para receber esses conteúdos e sempre deixar disponível a opção de descadastrar o email da sua lista.

Mídias Sociais

Atualmente, são poucas as empresas que se arriscam em não estar presente em alguma mídia social.

Isso porque percebeu-se a importância de estar em contato direto com os seus potenciais clientes, como uma forma de estreitar o relacionamento e, por conta disso, efetuar mais vendas e até mesmo fidelizá-los.

Entretanto, são muitos os processos que precisam ser feitos para atingir muitas pessoas com os seus bons conteúdos.

Por conta disso, uma plataforma de automação de marketing pode agilizar todo esse trabalho.

Além de auxiliar no agendamento das publicações de cada rede social, a plataforma também consegue monitorar as interações e identificar por onde vêm a maioria dos cliques.

Atualmente, podemos contar com diferentes redes sociais e, por conta disso, é importante que a empresa defina em qual delas estar presente afinal, muitas vezes não é necessário estar em todas elas, dependendo sempre quais são as mídias que a sua persona utiliza.

Formulários e Landing Pages

A criação de formulários personalizados é um processo importante quando uma empresa busca aumentar as suas vendas e até mesmo na prospecção de clientes.

A automação se torna relevante por definir quais informações e dados são importantes ter de determinado consumidor, no momento da jornada de compra de cada um, possibilitando que tenha uma nutrição desses leads até o momento que ele efetue a compra do seu produto ou serviço. 

Já as Landing Pages, são páginas de destino que possuem o único objetivo a conversão dos leads.

A única intenção é que o indivíduo preencha o formulário e, por conta disso, é uma página não navegável e que não oferece outros links, prevenindo a distração.

Para que seja uma Landing Page de qualidade, é importante ter alguns itens, como um título, uma imagem de destaque, a descrição da oferta e o formulário. Através de uma boa plataforma de automação, é possível desenvolver todos esses processos.

Como vender mais?

Com todos esses processos automatizados, os seus colaboradores poderão se dedicar ao cuidado com os seus clientes ao invés de atividades repetitivas que normalmente tomavam a maior parte do seu tempo.

Dessa forma, é possível atrair os leads qualificados através do site da empresa e do blog corporativo e deixar que a automação faça o seu trabalho até que o cliente chegue nas mãos do vendedor.

Uma boa maneira de atrair os seus leads é através da criação de conteúdos que sejam relevantes para ele. Isso inclui pautas de todos os momentos do funil de vendas, de maneira que você consiga nutri-lo até chegar ao fundo do funil.

Para isso, é importante que os conteúdos sejam relevantes para o que o seu cliente precisa – e para o que faça sentido com o seu produto ou serviço a venda.

Por exemplo, se você oferece um conteúdo que fale sobre “como abrir um negócio com pouco dinheiro”, é essencial oferecer as respostas para isso, assim como algumas alternativas.

Afinal, a grande moeda de troca do século XXI é o conhecimento.

A partir do momento que uma empresa oferece conteúdos gratuitos e que sejam confiáveis, o usuário se sente mais à vontade para efetuar a compra de alguém que já o ajudou.

É através do fluxo de nutrição que muitos clientes chegam até as mãos do vendedor, por se tornar um lead qualificado, seja através do CTA (call-to-action), da criação de landing pages, preenchimento de formulários ou na solicitação de algum material rico.

Uma vez que todo esse processo já foi automatizado, o potencial cliente pode chegar às mãos do vendedor de maneira mais simplificada.

Para esse momento, também é interessante ter um script de vendas, que tem o intuito de gerar valor para o cliente, fazendo com que ele se sinta confortável e confie na sua empresa para efetuar a compra.

Automatizando seus processos

automatizar processos para gerar mais vendas

Todos esses processos podem parecer muito mais complicados do que realmente são.

O importante é que a empresa visualize os benefícios de todos eles, entenda que não é para deixar nenhum de lado, e sim apostar na automação.

Produzir bons conteúdos e que sejam relevantes ao seu público, além de divulgá-los através das mídias sociais, pode fazer uma grande diferença na maneira que a sua empresa é vista, assim como nos resultados em vendas.

O vantajoso de tudo isso é que a automação de marketing pode ser implementada em diferentes empresas, independente do segmento e do seu tamanho.

É um caminho que parece interessante, não é mesmo?

Para isso, escolha a ferramenta com o melhor custo-benefício para a sua empresa, avaliando sempre quais são os serviços que cada uma oferece.

Ao colocar em prática todas essas dicas, veja quão eficiente e produtivo vai ficar o trabalho de cada colaborador. 

E, claro, não esqueça de ficar de olho nos seus resultados! Afinal, apenas dessa forma conseguimos entender se uma estratégia está sendo relevante ou não.

Se você quer aprender mais sobre marketing digital para infoprodutos, seja como afiliado ou produtor, conheça agora mesmo nossa nova área de membros, Por Dentro da Agência.

Nela você vai encontrar todos os conteúdos, materiais e treinamentos internos que utilizamos na Afiliart.

Por Dentro da Agência

Conteúdo produzido pela equipe de redação da Ideal Marketing