Title Image

Como Criar Um Site? 4 Formas Para Você Criar o Seu e Conquistar Mais Clientes

Nos dias de hoje, todos os negócios, independente do ramo, precisam ter um bom site para serem encontrados em pesquisas e buscas online.

E quanto melhor ele for, tanto em questões de design e estética, quanto em relação ao conteúdo oferecido, maior tende a ser a taxa de conversão dos visitantes em leads e leads em clientes.

Se você não tem um site ainda, seja para o seu negócio, marca, produto digital ou mesmo como afiliado, recomendamos muito que comece a criação dele agora mesmo!

E lembre-se:

“Quanto melhor o seu site, melhor tende a ser o resultado obtido ao investir em tráfego.”

O site é a sua loja virtual, independente do que você vende.

Veja 4 maneiras que você pode iniciar a criação do seu site, cada uma com algumas vantagens e desvantagens.

1) WIX e semelhantes

como criar um site: wix

Existem ferramentas no mercado, como o WIX, que permitem as pessoas com nenhum conhecimento, não só de programação, mas de qualquer assunto relacionado a internet, criem sites rapidamente.

Esta ferramenta disponibiliza um sistema com templates pré-prontos, onde você escolhe um layout que te agrada e apenas faz as alterações necessárias no texto.

Recomendamos para pessoas que possuem zero tempo para investir nisso e não desejam pagar para alguém desenvolver. Caso você possua tempo ou dinheiro para investir, confira as outras formas logo abaixo.

É claro que, utilizar o WIX como ferramenta para construção de site, não é a melhor opção e  assim você pode encontrar algumas desvantagens, principalmente com relação a personalização, onde você irá enfrentar muitas barreiras e nem sempre vai conseguir deixar 100% da maneira que deseja.

  • Vantagens:
    • Talvez uma das maneiras mais rápidas de criar site.
    • Baixíssimo investimento.
    • Pouco tempo para criação.
  • Desvantagens:
    • Menor personalização
    • Site engessado
    • Nem sempre vai conseguir criar o site da maneira que deseja

Conheça mais sobre o WIX

2) WordPress

como criar um site: WordPress

O WordPress é uma ferramenta fantástica que permite a construção de sites mais personalizados, mesmo que você tenha pouco ou zero conhecimento de programação.

Essa é a opção que mais recomendo para iniciantes e que possuem um certo tempo para aprender como trabalhar com a ferramenta.

Nós começamos com o WordPress e os primeiros sites que desenvolvemos, aqui na Afiliart, foram todos feitos através dessa plataforma e ela nos ajudou muito no começo.

Não é muito difícil aprender a usar, na internet é possível encontrar gratuitamente conteúdos que vão te ensinar a fazer tudo que você precisa na criação do seu site via WordPress.

Para você entender um pouco melhor, basicamente o WordPress vai funcionar com 2 elementos principais.

  • Templates

O primeiro são os templates, onde você pode tanto utilizar templates gratuitos quanto comprar personalizados, que são desenvolvidos por outras pessoas e disponibilizados para venda.

Se o seu orçamento for baixo, os gratuitos podem “quebrar um galho” e fazer com que o seu site tome vida. Mas, comprar um template com certeza vai deixar a aparência melhor.

Nós compramos todos os que utilizamos nos nossos sites até hoje, pois necessitamos de algo com boa aparência e os que são pagos costumam ser bem melhores nesse sentido.

Eles variam em torno de 50 dólares cada. É um investimento, mas recomendamos, além de ser essencial investir no seu site.

Caso você queira encontrar templates profissionais de wordpress para o site nós utilizamos e recomendamos a Themeforest, plataforma onde diversos desenvolvedores vendem seus templates.

  • Plugins

A segunda parte são os plugins. Talvez fique mais difícil agora para você entender caso nunca tenha mexido no WordPress, mas os plugins são elementos que você pode inserir no seu site (já com o template adicionado) para personalizar ou inserir algo que você deseja.

Os plugins são desenvolvidos por outras pessoas que disponibilizam, gratuitamente ou de forma paga, para que você possa adicionar os códigos desenvolvidos por eles no seu site.

Anote isso, se ao criar o seu site no WordPress você ficar em dúvida de como fazer algo, muito provavelmente a resposta vai ser através de um plugin.

  • Vantagens:
    • Maior personalização e customização
    • Fácil de aprender
  • Desvantagens:
    • Necessário investir mais tempo para aprender e criar
    • Requer um certo (baixo) investimento
    • Site costuma ser mais lento

3) Desenvolvedor próprio

criar um site com desenvolvedor

Uma terceira opção é através de um desenvolvedor ou time de TI próprio.

Hoje, na Afiliart, passamos do WordPress para desenvolver internamente nossos sites.

A grande vantagem é que dessa forma conseguimos uma personalização total do site, onde o desenvolvedor consegue programar e codificar o que for necessário (depende das habilidades técnicas dele também).

Geralmente sites desenvolvidos inteiramente possuem uma velocidade de carregamento melhor, e isso é muito importante tanto para critérios de SEO quanto para a experiência do usuário na página.

Porém, ao fazer dessa maneira geralmente qualquer alteração necessária você ficará refém dos desenvolvedores para realizá-la. Geralmente também tem um custo maior, já que não é barato contratar esse tipo de mão-de-obra.

Sugiro, então, que contrate um desenvolvedor caso o seu negócio já esteja em um segundo nível e você queira ter um time de tecnologia responsável pela criação e manutenção dos seus sites.

  • Vantagens:
    • Customização completa
    • Site mais rápido
  • Desvantagens:
    • Dependência dos desenvolvedores
    • Alto custo

4) Contratar uma pessoa especializada 

Contratar uma pessoa especializada 

A quarta opção que indicamos é contratar alguém para criar um site para você. Nesse caso pode ser tanto para desenvolver via WordPress ou codificando.

Essa é uma opção que envolve a menor quantidade possível de tempo investido, em contrapartida o investimento financeiro vai ser maior.

Hospedagem do seu site. O que é e como funciona?

Agora que você já sabe algumas formas possíveis para criar o seu site, vamos a um detalhe importante: A hospedagem.

Para que um site fique ativo e que outras pessoas possam navegar nele, é preciso hospedar ele em algum servidor.

Mas o que é isso?

Resumidamente, é subir os arquivos do site em um servidor. Assim, o navegador faz uma solicitação desses arquivos e exibe para o usuário. Então primeiro você cria os arquivos com alguma das formas citadas, e depois você hospeda esses arquivos de maneira pública para que as pessoas possam acessá-lo.

E como fazer?

Simples, basta contratar uma empresa de hospedagem. Planos de hospedagem compartilhadas, as mais baratas e recomendado para iniciantes, costumam sair poucas dezenas de reais por mês.

Uma empresa que utilizamos e recomendamos é a Hostagtor, gigante no setor. Ela possui um ótimo atendimento e é muito fácil de utilizá-la. Portanto recomendamos para iniciantes.

Já se você estiver em busca de uma hospedagem dedicada e profissional, aqui na Afiliart nós utilizamos a Digital Ocean. É uma empresa de fora do Brasil.

A desvamtagem é que a implementação é bem mais complicada, recomendada para desenvolvedores e interessados no assunto. Não é simples configurá-la como é na Hostgator. Porém, ela possui uma relação muito melhor de preço versus velocidade.

E caso você ainda não saiba, uma boa hospedagem é um dos principais fatores do tempo de carregamento de uma página. Que é um fator essencial para a experiência do usuário em uma página, além de ser um critério de SEO.

Conclusão

Para finalizar o contéudo, que tal ver o vídeo que o CEO da Afiliart, André Ravagnani, fala 3 formas de como criar um site:

O seu site é a sua vitrine virtual, nele você pode apresentar sua marca, falar sobre seus produtos, sobre assuntos relacionados ao que você oferece, entregar serviços, soluções e muito mais para o seu público. 

Do mesmo jeito que você arruma a vitrine da sua loja física para que as pessoas vejam o seu produto e conheçam a sua marca, também é necessário arrumar o seu espaço virtual.

Assim, as pessoas te encontrarão quando pesquisarem na internet por algo que você oferece. 

Por esse motivo, é muito importante que você crie um (Bom!) site.

Quer aprender mais sobre marketing digital? Conheça a nossa nova área de membros, Por Dentro da Agência. Nela você terá acesso a todos os conteúdos internos da Afiliart, além de treinamentos e vídeos que gravamos no dia a dia.

Por Dentro da Agência

Gostou deste artigo?

Deixe seu comentário aqui!

Abraços!