Title Image

Home Office: Confira 9 Dicas Para Conseguir Trabalhar de Casa

Quero iniciar este artigo com uma pergunta muito interessante: Será que é preciso esperar um situação catastrófica e de crise para colocar em prática o home office ou até mesmo o trabalho remoto?

Com a propagação do COVID-19, empresas do mundo inteiro estão pedindo para que seus funcionários trabalhem de casa.

Mas para você que nunca ou pouco teve experiência com isso, será que suas atitudes estão sendo produtivas e o seu rendimento se mantem alto como se estivesse no escritório?

Pensando nisso, nós da Afiliart, empresa que hoje é 100% remota, decidimos ajudar você que sente dificuldades para ser produtivo no home office.

Assim como se você estivesse em seu escritório, repartição ou empresa, você deve manter a disciplina, foco, organização e comunicação com seu time. Esses são alguns dos pilares para você cumprir as tarefas do dia a dia.

É claro que trabalhar em casa é muito mais confortável, você não precisa pegar transito, não tem que aguentar aquela pessoa chata no escritório, pode usar uma roupa mais confortável e pode aproveitar mais a sua família.

Porém, muitos não conseguem administrar “hora de trabalho” e “hora de lazer” ao fazer home office. E, acredito que pelo fato de estar em casa, seja muito fácil confundir o momento de trabalhar com relaxar, ficar tranquilo e curtir a família. 

Então, você que poucas vezes fez home office, se vê obrigado a trabalhar de casa em tempos de crise, deve manter (ou até mesmo aumentar) a produtividade e as entregas devem estar mais que no prazo.  

Por isso, se você quer saber realmente como conseguir aumentar a sua produtividade e aproveitar o máximo do home office com concentração, continue lendo este artigo e confira as nossas 9 dicas para se sair bem trabalhando de casa.

home office

Como é possível manter a sua produtividade fazendo Home Office

1 – Se prepare mentalmente e fisicamente

Encare o home office como se estivesse indo ao seu local de trabalho.

Levante, arrume sua cama, tome um banho (se possível, gelado. Isso ajuda na imunidade e pode dar um ânimo maior para o dia), se arrume e vista uma roupa limpa (se você quiser pode ser a mesma que você usa para ir ao trabalho).

Toda essa preparação pode te ajudar a ser mais produtivo. 

2 – Deixe as distrações de lado 

Sabemos que com tanta informação surgindo, é quase impossível deixar o celular de lado.

Mas essa etapa é fundamental!

Quanto menos distrações, mais fácil será de se concentrar nas suas tarefas.

Métodos como o Pomodoro podem ser seus aliados nesse momento, principalmente para quem nunca trabalhou em casa.

Assim, você define horários estritos para trabalhar e outros para descansar.

home office

3 – Crie seu ambiente de trabalho

Não pense que trabalhar de casa é trabalhar em qualquer cantinho com uma tomada perto.

Não é isso!!

Para trabalhar de casa é extremamente necessário criar um ambiente de trabalho real. Ou seja, procure um ambiente sem muitas distrações, longe de televisão e de circulação de pessoas.

DICA: Avise as pessoas da sua casa que você está trabalhando, para elas evitarem o máximo te chamar ou te interromper. 

4 – Limpe o seu ambiente

Um ambiente sujo e desorganizado é improdutivo.

Além de fazer parte de uma rotina de higiene (essencial nesse momento!!), a organização ajuda a nos preparar melhor para o trabalho.

Assim, não ocupamos nossa mente com a preocupação de termos uma casa desorganizada. Ainda, escolha um canto da sua casa para ser o seu lugar de trabalho.

Qualquer local com iluminação natural já está ótimo. 

Além da limpeza, você precisa organizar a sua mesa de trabalho para aumentar a sua produtividade no home office.

home office

5 – Defina seus horários

Fazer home office não significa flexibilidade total!

Dessa forma, você precisa definir muito bem seus horários de começo e término de atividades. 

Ou seja, nada diferente do que acontece em um escritório ou empresa tradicional. Você pode conversar com seus superiores e definir os melhores horários para realizar reuniões e as entregas. 

Com isso é possível determinar suas horas de trabalho com comprometimento, além de estar disponível 100% no horário combinado.

6 – Utilize novos canais de comunicação

Aqui na Afiliart nós temos pessoas que vivem em São Carlos – SP, Matão – SP, Holambra – SP, Piracicaba – SP, Campina Grande – PB e Austrália. 

Desas forma, toda nossa comunicação é feita através de ferramentas online, como por exemplo: BaseCamp, Zoom e Loom.

Essas ferramentas permitem gravação de vídeos, chats online, mensagem de texto, videochamadas, ou seja, você não terá problemas para trocar ideia, realizar e desenvolver as atividades do dia a dia.

Vale lembrar que existem outras ferramentas de comunicação, aqui listamos as que mais usamos.

home office

7 – Faça reuniões semanais com seu líder

É extremamente importante que a comunicação esteja em dia quando você trabalha de casa.

Ou seja, você precisa estar sempre em comunicação com o seu líder ou gestor, pois ele vai direcionar os seus passos para operação remota.

 Aqui na Afiliart, nós marcamos nossas reuniões semanais para conversar dos nossos projetos, dificuldades, definir o que foi feito e o que faremos na semana.

Além disso, sempre que surge uma dúvida e que vai ser um pouquinho difícil de explicar por mensagem de texto, abrimos uma videochamada e resolvemos o problemas em poucos minutos.

É como se estivesse em um escritório e fossemos na mesa de alguém para tirar uma dúvida.

8 – Defina uma lista de tarefas

É muito mais fácil saber o que é preciso ser feito em um escritório, a comunicação tende a ser melhor e você não deixa muitas coisas passarem.

Agora que você trabalha de casa e não tem esse costume, esquecer ou se distrair pode se tornar algo muito mais corriqueiro.

Por isso, sempre antes de começar o seu dia, faça um pequena lista de tarefas do que você pretende realizar no dia. 

Com ela, você consegue analisar quais são as tarefas mais importantes do dia, as que merecem mais atenção, as que são urgentes e aquelas que podem ser feitas com menos tempos e mais facilidade.

Nossa dica é que você dê preferencia para as tarefas que são urgente e também as que trazem mais resultados.

9 – Cuide-se!

Essa é a maior dica que temos para os tempos de hoje.

Cuide-se!

Cuide de você, da sua família, dos seus amigos e de todos que estão ao seu redor.

Hoje vivemos um momento extremamente difícil por conta do Coronavírus e por isso é válido lembrar como prevenir o contágio:

  • Saia de casa somente se for necessário (mercado, farmácias, médicos…).
  • Evite aglomerações.
  • Mantenha os ambientes bem ventilados.
  • Lave as mãos com água e sabão.
  • Use álcool em gel.

Proteja-se!

Conclusão

Essas são nossas 9 dicas para você que começou a fazer home office. Espero que este artigo ajude a manter a sua produtividade no trabalho.

Se surgir alguma dúvida sobre ferramentas para trabalhar de casa ou outro tema sobre home office e trabalho remoto, deixe aqui nos comentários, ficaremos super contentes em te ajudar neste momento.

Além disso, para aproveitar seu tempo em casa, que tal ler um livro? Confira nosso artigo 19 Livros Que Li Desde que Iniciei Minha Carreira no Marketing Digital.

E se você quer ter a experiência do dia a dia da Afiliart, confira agora mesmo o Por Dentro da Agência.

Por Dentro da Agência

E cuide-se meu caro leitor, estamos juntos nessa!

Espero que esse artigo realmente te ajude!

Força!!