Blog

A importância da internet para o empreendedorismo social

empreendedorismo digital loja online

Redator Convidado

A tecnologia se tornou parte do dia a dia de muitos, seja para tirar uma dúvida, trabalhar, ou pesquisar algo,  aliás, sem internet diversas ações que são realizadas em home-office como o empreendedorismo social não seria possível nos dias de hoje. 

 

Quando não se sabe qual escola se estudar, qual restaurante sair para jantar ou qualquer outra dúvida, quase sempre  buscamos a solução na internet.

 

A cada dia, mais pessoas ficam conectadas, os avanços tecnológicos têm possibilitado acesso a muitas pessoas e também há aqueles que optam por fazer tudo pelo celular.

 

A internet vem sendo mais que importante em diversas funções, não seria diferente no meio empreendedor, que hoje conta com a tecnologia para vender diversos itens como produtos físicos, digitais e serviços.

O uso da internet para o empreendedor social

As instituições privadas têm se beneficiado muito com os avanços da internet, através dela é possível fazer divulgação de anúncios criativos para alcançar novos clientes. 

 

Utilizar as redes sociais para fazer a divulgação do seu trabalho é algo fundamental, seja para quem está começando ou para quem já está há algum tempo.

 

E o empreendedorismo social também tem desfrutado disso, alcançando assim novas pessoas e novos meios de participação através do Marketing Digital.

 

Um dos exemplos de empreendedorismo social são as Startups.

 

Uma startup é uma empresa inovadora com custos de manutenção muito baixos, mas que consegue crescer rapidamente e gerar lucros cada vez maiores, causando impacto social, Startups têm se multiplicado e colocado a inovação a serviço da comunidade local e global. 

 

Com o objetivo de sanar alguns problemas sociais ajudando os mais carentes, startups utilizam inovações tecnológicas, sendo assim a internet não poderia ficar de fora disso.

 

Como uma parte importante na resolução de problemas sociais, a internet possibilita o acesso a aplicativos e sites que tem ajudado nesse meio. Através de plataformas digitais, empreendedores têm utilizado recursos digitais para encontrar soluções.

O casamento perfeito entre a internet e o empreendedorismo social

Podemos perceber que o empreendedorismo social e a internet estão caminhando lado a lado, criando novas possibilidades que antes eram difíceis de serem divulgadas e colocadas em prática.

O empreendedorismo social pode entrar, trabalhando no desenvolvimento social e na resolução de problemas em tais meios como:

 

  • Educação
  • Soluções ecológicas
  • Atividades econômicas
  • Geração de empregos
  • Acesso à energia
  • Inclusão financeira
  • Saúde
  • Habitação
  • Direito à terra
  • Inclusão social
  • Tecnologia

 

Vale ressaltar que o empreendedorismo social visa construir negócios lucrativos que com o tempo consigam sobreviver sozinhos sem necessidade de doações ou voluntários.

 

A inovação no empreendedorismo social

 

Com a revolução tecnológica e as tecnologias digitais, os empreendedores sociais estão conseguindo operar de forma transnacional, chegando a públicos internacionais e eliminando fatores como tempo e distância.

 

Além da possibilidade de alcançar outros possíveis investidores, as doações hoje podem ser feitas através do próprio site, reduzindo o risco de fraudes. 

 

Assim como o mercado de trabalho, a sociedade e a tecnologia, o meio social precisa se atualizar, para quase tudo existem estudos que identificam tendências e novidades, tal exemplo se aplica ao empreendedor social. 

 

O campo social é uma área que tem muitos desafios e inovar neste contexto é fundamental para ter soluções mais efetivas. Trabalhando junto com as tecnologias digitais é possível alcançar um impacto inesperado.

 

A seguir apresentaremos exemplos de empresas que conseguiram fazer a diferença através da inovação do empreendedorismo social:

 

  • O Social Good Brasil é uma organização da sociedade civil que faz eventos, formações, palestras, projetos que contribuem com a solução de problemas sociais através do uso de tecnologias, novas mídias e comportamento inovador.
  • SGB tem trabalhado com um novo programa, o Conexão de Dados, que consiste em uma imersão na cultura analítica para que empreendedores sociais consigam usar dados em seus processos, negócios e soluções. O objetivo é monitorar os empreendedores para que seus negócios de impacto ganhem eficiência.
  • O projeto Social Brasilis é um negócio de impacto social que desenvolve programas educacionais em formato de games, utilizando plataformas virtuais de aprendizagem com foco no desenvolvimento de competências digitais.

Leve para casa…

 

A internet além de auxiliar nos projetos, também trabalha na capacitação de pessoas para que novos empreendedores entrem no ramo. 

 

Como explicado, é importante estar conectado, pois a internet abre possibilidade para mudar o mundo através da tecnologia.

 

Esperamos que mediante tal conteúdo, tenha despertado interesse em investir nesse ramo, busque sempre inovar e use a tecnologia a favor do bem estar social.

 

Conteúdo produzido por Business Connection