Blog

Loja virtual: posso atuar sobre qual segmento?

empreendedorismo digital loja online

Este artigo foi escrito por Certificado Cursos Online.

Mais do que nunca empreender digitalmente se tornou uma opção mais fácil para quem quer começar do zero.

Isso porque o investimento inicial é muito menor do que abrir algo físico e ainda você pode até mesmo trabalhar com produtos que não são físicos, não sendo necessário nenhum tipo de armazenamento ou estoque.

Uma das formas de empreender online é através de uma loja virtual, por isso, separamos aqui algumas dicas sobre qual segmento você pode atuar.

Tipos de nichos

Para começar uma loja virtual, um dos primeiros passos é definir o segmento de atuação. Cada nicho de mercado apresenta pontos fortes e fracos, sendo responsabilidade do empreendedor escolher o melhor segmento.

Neste guia vamos mostrar quais são os melhores segmentos para loja virtual da atualidade. Assim você será capaz de fazer uma escolha consciente, sabendo quais são os nichos de maior visibilidade e lucratividade.

1. Treinamento de alto impacto

Ficar em forma é um aspecto importante de um estilo de vida saudável. Por isso as pessoas estão buscando por maneiras de se manterem em forma. Um dos programas mais eficazes que está ganhando popularidade é o treinamento de alto impacto.

Esse tipo de treinamento é formado por um conjunto de exercícios cardiovasculares que visa queimar gordura e alcançar resultados de forma rápida. De acordo com o Google Trends, esse é um segmento que teve aumento de demanda no último ano.

Dessa forma, esse é um segmento em destaque, tendo em vista se tratar de uma grande novidade. É possível criar uma loja virtual para comercializar equipamentos, produtos e serviços, como cursos e consultorias dedicados ao treinamento de alto impacto.

2. Vestuário

Os cursos online sobre abertura de loja virtual geralmente incluem o segmento vestuário como uma das principais opções para os empreendedores. Isso se deve ao fato de ser um mercado com uma variedade de produtos e muitos consumidores.

É possível vender roupas para homens, mulheres e crianças. Além disso, existem peças dos mais variados preços, das mais baratas até as mais caras e sofisticadas. Uma das grandes vantagens de abrir uma loja nesse nicho é justamente a variedade.

Outra vantagem do segmento é a facilidade de aquisição de produtos. Assim, ao começar a sua loja virtual você poderá encomendar suas peças com velocidade. Se preferir, poderá trabalhar sem estoque, no modelo de dropshipping.

3. Alimentos orgânicos: vitaminas, suplementos, programas

O estilo de vida saudável, sem dúvida, está relacionado com uma alimentação saudável.Por isso o fornecimento de produtos orgânicos está se tornando uma tendência popular no mercado nacional e global.

Os alimentos orgânicos podem incluir chás e bebidas orgânicas, óleos, adoçantes, nozes, salgadinhos e itens sem glúten. Existe uma grande variedade de soluções para os consumidores que estão buscando uma dieta mais saudável nutricionalmente.

Com os alimentos orgânicos podem ser mais caros, o retorno financeiro para o lojista tende a ser considerável. Por isso esse segmento pode ser uma boa opção para você que busca um posicionamento diferenciado.

4. Produtos naturais para a pele

Além de alimentação saudável, terapias de bem-estar e programas esportivos, as pessoas também estão interessadas em cuidar da pele. Essa é uma tendência especialmente entre as mulheres, que são grandes consumidoras de cosméticos.

Dessa forma, um dos segmentos para loja virtual mais interessantes da atualidade é justamente a venda de produtos naturais para a pele. Diferente dos produtos industrializados, os naturais prometem ser mais eficientes e sustentáveis.

Sem falar que a maioria dos produtos naturais são compatíveis com estilos de vida, como o veganismo. Assim, são produtos que não envolvem uso de animais, nem testes em animais, o que é frequente com os produtos de origem industrial.

5. Produtos para bebês

Existe uma grande variedade de produtos para bebês e crianças no mercado. Mesmo assim, existem muitas oportunidades nessa área. Os pais estão gastando cada vez mais com os seus filhos, seja em alimentação, vestuário e lazer.

Os produtos para bebês podem incluir brinquedos, roupas, acessórios e até mesmo produtos naturais, como óleos especiais e pomadas. A vantagem é que todos esses produtos podem ser comercializados em uma loja virtual.

6. Eletrônicos

Com o avanço da tecnologia, os eletrônicos estão sendo vendidos a todo o vapor. Além das opções nacionais, existem muitos eletrônicos importados em circulação no mercado interno.

Até mesmo o setor de celulares, que antes era dominado por marcas locais, agora está perdendo espaço para os chineses e similares. Dessa forma, esse é um mercado interessante para se posicionar online.

Uma das vantagens de escolher o segmento dos eletrônicos para a sua loja virtual é o elevado valor dos produtos. É possível comprar barato e revender com uma margem alta de lucro, o que garante resultados incríveis logo no começo.

Como escolher um bom nicho de loja virtual

Acima falamos sobre os principais nichos para você que está querendo começar uma loja virtual. No entanto, existem muitas outras opções, cada uma com vantagens e desvantagens, o que implica em dizer que não existe o nicho perfeito.

Dessa forma, para ser capaz de escolher um nicho de qualidade, vale a pena estudar tudo sobre esse mercado. Existem bons cursos online disponíveis para empreendedores, que ensinam como definir o seu segmento de atuação passo a passo.

1. Analise os melhores nichos

Um dos primeiros passos para definir o seu nicho é analisar as melhores opções disponíveis. Faça uma lista com aqueles segmentos que parecem interessantes, descartando os segmentos que parecem saturados ou pouco rentáveis.

2. Pesquise a concorrência

Mesmo que um segmento seja bom, isso não significa que ele seja viável. Por exemplo, existem bons nichos com grande concorrência. Dessa forma, novos empreendedores encontram grande dificuldade na hora de captar clientes.

3. Analise os produtos e preços

Vale a pena analisar quais são os produtos existentes dentro de cada segmento, bem como o preço de compra e de revenda dos mesmos. Nem sempre os produtos podem ser facilmente encontrados no mercado, como no caso de itens importados.

4. Considere os seus gostos

Mesmo que existam muitos parâmetros a serem considerados na hora de escolher um segmento para a loja virtual, é fundamental analisar os seus gostos e conhecimento prévio.

Assim, quanto maior o seu conhecimento sobre determinado segmento, melhor será a sua adaptação e alcance dentro dele. Os maiores vendedores online são aqueles que amam os seus produtos e sabem tudo sobre eles.

Conclusão

Neste guia mostramos quais são os principais segmentos para uma loja virtual da atualidade. Além disso, mostramos alguns passos simples para que você seja capaz de definir o seu segmento de atuação agora mesmo.

Este artigo foi escrito por Certificado Cursos Online.