Blog

O Que Você Precisa Saber Para Criar Um Site

automatizar processos para gerar mais vendas

Este artigo é um guest post escrito pelo Blog da Exxcta Digital.

Em um mundo conectado, possuir um espaço no ambiente virtual é fator de extrema importância para o alcance do público-alvo.

Toda empresa que visa expansão do seu target e aumento do Market Share, precisa estar presente de forma assídua no ambiente virtual.

Além da interação necessária nas redes sociais, possuir um espaço próprio com conteúdo exclusivo que atraia o público de interesse é essencial para o sucesso da sua empresa e resultado positivo da sua estratégia de Marketing Digital.

Ter um site é ter uma identidade virtual, sendo esta, necessária para fácil identificação da sua empresa, seus serviços, seus produtos etc. Por isso, é muito importante que você entenda como criar um site.

Separamos aqui o passo a passo necessário para a criar um site profissional. 

Escolha e registre um domínio 

O domínio de um site, corresponde a URL que o mesmo irá possuir, ou seja, o endereço digitado na barra de navegação para o acesso direto ao seu site.

O domínio pode ser registrado junto a hospedagem ou de forma separada, além de que, existem diversas variedades de domínios, como por exemplo:

.com.br – versão comum utilizada pela maioria dos sites brasileiros;

.edu- para esse domínio cabem os sites direcionados a conteúdos voltados a educação;

.gov- este é utilizado de forma comum em sites que com assuntos governamentais.

 Escolher o domínio que se adeque melhor ao seu site é o primeiro passo para sua criação. 

Escolha qual será a hospedagem antes de criar um site 

A hospedagem é responsável em armazenar as páginas, imagens e arquivos do seu site, para que quem acessa seu site possa visualizá-los.

A determinação da escolha de hospedagem varia por diversos motivos, mas essencialmente pelo tamanho do seu site.

Sistemas inteligentes que facilitam o processo

Existem sistemas disponíveis que facilitam a construção do seu site, possibilitando personalização de temas e administração de conteúdos de forma simples e rápida. 

Dentre todos a opções, a mais utilizada pelos administradores de websites, é o WordPress, pois ele possibilita uma administração simples do site criado. 

Site com a sua cara 

Ao criar um site, além de transmitir a essência da sua marca, ele deve ser estruturado de acordo com o objetivo da empresa.

Nesse caso, se sua empresa almeja vender pela internet a estrutura do site deve ser de um ecommerce.

Porém, se seu objetivo for institucional, com maior exposição de conteúdo, a estrutura do site deve priorizar e se adequar a exposição de conteúdo.

Divisão adequada das páginas e partes do menu

Seu site deve possuir navegação clara, explicativa, de fácil percepção e entendimento. Isso porque, a navegação do usuário em seu site, deve ocorrer da maneira mais otimizada possível. 

Além de que, otimizar as páginas de menu ajudam os mecanismos de busca a identificarem de forma mais rápida o seu conteúdo.  

O ideal é que seu site tenha:

  • Home: página Inicial,
  • página contando a história da empresa (Sobre),
  • página destinada a apresentação da equipe, se necessário (Equipe),
  • página destinada a exibição dos produtos ou serviços (Nossos produtos/ Nossos serviços),
  • exposição de clientes, se possível exiba comentários de seus clientes (Clientes),
  • página reservada para exposição de artigos, posts ou novidades sobre o seu nicho ou empresa (Blog).

As páginas do seu menu, devem ser adequadas ao conteúdo que serão exibidos no site, por isso análise e defina com clareza, qual é o objetivo da sua empresa antes de estruturar as páginas do seu menu.

Tema adequado ao site

A escolha do tema é essencial para a o desempenho, experiência e visibilidade do seu site. Inicialmente, antes de qualquer análise preliminar para a escolha do seu tema, selecione as opções que possibilitam responsividade maior.

Ter um tema responsivo é importante para a boa visualização nos diferentes dispositivos, ou seja, mobile, tablets, smartphones, notebooks e computadores. 

Além de que, um dos critérios para posicionamento de um site é o quanto ele é responsivo para os diferentes mecanismos de busca.

Tenha um blog 

Ter um espaço em seu site reservado para exibição de novos artigos e posts é essencial para o bom posicionamento perante os mecanismos de busca e para o tráfego do seu site. 

Isso porque conteúdos inéditos, que apresentem relevância ao usuário são preferencialmente selecionados pelos mecanismos de busca para exibição, no momento de busca feita pelo usuário. 

Atualize seu blog frequentemente, preocupando-se em publicar artigos de sua autoria que respondam questionamentos reais de usuários.

Além disso é importante que o conteúdo esteja alinhado ao seu site, ou seja, não é benéfico para um site de assuntos voltados a veículos automotivos, publicar conteúdos jurídicos, por exemplo.

Sendo assim, atualize seu blog com novidades a respeito do seu nicho de atuação. 

Além disso, é preciso entender como escrever conteúdos web de maneira clara e objetiva.

Acompanhe os indicadores

A melhor maneira de melhorar sua estratégia é acompanhando os resultados dela perante o público-alvo, por isso, acompanhe indicadores como taxa de rejeição, tráfego, otimização aos dispositivos móveis, tempo de permanência no site, páginas que geram maior índice de visitas, conversões etc. 

Mantenha-se atualizado quanto aos indicadores do seu site e saiba quais aspectos precisam ser melhorados, e quais podem ser melhores aproveitados. 

Otimização Interna  

Além de toda a estrutura do site, aspectos internos devem ser otimizados, como por exemplo URL, definição das palavras-chave, títulos e meta descrição das páginas. 

Tais aspectos devem ser os mais claros e objetivos, possíveis.

Preocupe-se em incluir nas Urls, Títulos e metas descrições as palavras-chaves selecionadas.

Vale ressaltar que o bom aproveitamento e utilização das palavras-chave é essencial para a obtenção de resultados realmente positivos e que alcancem os objetivos iniciais, esperados quando você criar seu site.