Title Image

Público Lookalike: Como Criar uma Audiência e Atrair Mais Clientes no Facebook e Instagram

Se você tem um negócio online, é fundamental trabalhar com audiências e públicos lookalike ao anunciar no Facebook e Instagram Ads.

Caso você já crie seus anúncios, mas quer aprender como conseguir mais clientes através dessa forma de segmentação, ou se você ainda não sabe o que são os públicos lookalike, fique comigo que nesse artigo que você irá aprender como criar audiências de alta conversão com base em arquivos e públicos quentes que você já possui.

Antes de iniciar, preciso apenas introduzir o assunto de audiência fria e audiência quente, para que você entenda a diferença e saiba como trabalhar cada uma delas.

Audiência quente são as pessoas que já conhecem o seu negócio, marca ou produto pois de alguma forma, anteriormente, se relacionaram com o conteúdo do seu negócio. Visitantes do seu site, pessoas que interagiram com suas redes sociais ou visualizaram algum vídeo, são exemplos de audiências quentes.

Esse tipo de audiência tem um poder de conversão muito alto e deve ser trabalhada de forma específica, com o intuito de transformá-la em clientes.

A grande vantagem é que, pelo fato da pessoa já te conhecer, geralmente a chance dela converter (realizar a ação que você deseja) é maior. Porém, o lado negativo é que não te dá poder de escala.

[feature_box style=”1″ only_advanced=”There%20are%20no%20title%20options%20for%20the%20choosen%20style” alignment=”center”]

Você, neste exato momento, faz parte da nossa audiência quente pois está lendo/interagindo com este artigo do nosso blog. Isso significa que, ao ter o pixel instalado corretamente nas nossas páginas, nós conseguimos segmentar e criar anúncios específicos de remarketing

[/feature_box]

Audiência fria são as pessoas que ainda não te conhecem e nunca ouviram falar do seu negócio. Segmentações por interesse e públicos lookalike são exemplos clássicos.

E por que estou falando isso?

Pois é justamente nesse ponto que a criação de públicos lookalike assumem um papel importantíssimo:

Escalar a sua audiência para trazer mais pessoas parecidas com os seus clientes atuais e alavancar seu negócio.

cta afiliart analytics

Crie uma audiência poderosa com Públicos Lookalike no Facebook

Nesse artigo você irá aprender:

  1. LAL de clientes
  2. LAL de leads
  3. LAL de mensagem na página
  4. LAL de telefone/whatsapp
  5. LAL de quem visualizou + 95% dos vídeos
  6. LAL initiate checkout

Então vamos ao que interessa!

Afinal, o que são os públicos lookalike?

Público lookalike é quando você cria um público semelhante, utilizando um público base de valor do seu negócio.

Imagine a seguinte situação:

Você possui uma base de dados dos seus clientes, ou seja, das pessoas que já compraram algo do seu negócio.

O que você acharia se dissesse ao Facebook que esses são os seus clientes para ele encontrar, dentro de todos os usuários da rede social, as pessoas que são mais parecidas possíveis com eles?

Ótimo não?

Afinal, é uma maneira de você buscar pessoas que possuem o perfil e comportamento semelhante ao público que você já tem em mãos e que possui um grande valor.

O público lookalike é justamente isso, é criar um público dizendo “Facebook, esse aqui é um público importante do meu negócio! Faz um favor, encontre todas as pessoas que são parecidas pois quero anunciar para elas também”.

Esses públicos são trabalhados em faixas de porcentagem, onde você pode escolher de 1 a 10% dos usuários para estarem no seu público.

Como assim?? ?

Atualmente o FB possui cerca de 130 milhões de usuários. Se você optar por criar o público LAL 1%, significa que será analisado o perfil do público base e então será criado um público com 1% dos usuários do FB que são mais parecidos possíveis com o público base.

Ou seja, você irá criar um público semelhante com cerca de 1 milhão e 300 mil pessoas.

público lookalike

Isso te dá um poder de escala de anúncios e investimento muito grande.

Como criar

Para criar é bem fácil, você apenas precisa ter previamente uma lista ou público de pessoas que você considera de valor para o seu negócio.

Então antes de pensar em criar um LAL (lookalike), crie primeiro seu público base dentro da aba públicos.

Anote isso: Crie públicos LAL apenas de pessoas e públicos DE VALOR.

Afinal, você não quer encontrar e anunciar para pessoas que não são o seu cliente em potencial.

Então vamos lá!

Passo 1: Acesse a guia públicos dentro do gerenciador de anúncios

como criar públicos no facebook ads

Passo 2: Clique em criar público e em seguida em público personalizado

público personalizado facebook ads

Passo 3: Defina a origem

Aqui você precisa escolher o público base para criar sua audiência semelhante. Escolha com muita sabedoria pois isso vai influenciar no resultado final e na qualidade do público LAL criado. Note que há diversas fontes, você pode carregar desde uma lista de clientes até o comportamento em seu site e redes sociais.

selecionar público personalizado facebook ads

Passo 4: Escolha a localização

No geral, coloque sempre Brasil nesta opção.

A não ser que você esteja testando ou criando algum outro tipo de campanha no exterior.

Passo 5: Defina o tamanho do público

tamanho do público lookalike

Em geral, recomendo sempre começar com a criação do público 1% para testar. Provavelmente se o público 1% não trouxer bons resultados, os outros também não irão trazer.

Portanto comece sempre testando o LAL 1% e, quando conquistar bons resultados com ele, escale ainda mais, crie e anuncie para as outras faixas.

Para fazer isso basta clicar em opções avançadas e segmentar o número de públicos que deseja criar.

No exemplo da imagem abaixo, criaríamos 3 públicos:

  • 1%
  • 1 a 2%
  • 2 a 5%

tamanho do público lookalike

Pronto!

Concluída essa etapa é só criar o público e aguardar ele popular. Assim que populado, você já poderá veicular seus anúncios para ele.

Tamanho do público base

Não adianta criar um LAL de um público base muito pequeno, pois, assim o Facebook ou Instagram não terá dados suficientes para analisar e criar um público relevante.

O ideal é ter mais de 1000 cadastros para a criação desse público. Quanto mais, melhor!

Porém, aqui na Afiliart nós costumamos trabalhar com públicos base de 300 para cima.

Quer aprender mais sobre públicos e segmentações?

Na nossa área de membros Por Dentro da Agência  temos um módulo específico sobre esse tema, passando por todas segmentações (demográfica, comportamentos, interesses, conexões, remarketing, clientes, envolvimentos e claro lookalike)

Tipos de públicos para você se inspirar

  1. LAL de clientes
  2. LAL de leads
  3. LAL de mensagem na página
  4. LAL de telefone/whatsapp
  5. LAL de quem visualizou + 95% dos vídeos
  6. LAL initiate checkout

6 tipos de públicos LAL para você se inspirar

1. Lookalike de compradores/clientes:

Se você possui clientes e não coleta dados deles, está cometendo um erro gigantesco! É preciso coletar suas informações para justamente conseguir utilizá-las em suas estratégias de marketing digital.

Agora se você já coleta, ótimo, você possui ouro nas mãos!

A maneira mais clássica de criar um público LAL de clientes é subir a lista de emails dele como público base. Portanto coloque todos esses emails em um arquivo do Excel e suba como público personalizado de arquivos de clientes.

lista de clientes facebook ads

Em seguida basta seguir os passos da etapa anterior e pronto.

2. Lookalike de leads

Se você captura leads no seu negócio, seja ao oferecer uma isca digital ou até mesmo leads que entram em contato no seu site, uma boa opção é criar públicos semelhantes à esses leads.

Por exemplo, se você tem um formulário de contato, as pessoas que entram em contato através deles são mais quentes do que o visitante normal, e isso tem valor. Junte esses contatos em uma lista de emails e crie públicos deles.

Da mesma forma se trabalha com email marketing, sua lista de email é uma boa opção para criação de LAL.

Lembrando que, quanto mais valor essa lista tiver, melhor. Então se ao invés de você exportar 100% da sua lista de emails, você exportar apenas os leads que possuem uma interação maior com o seu conteúdo, esse público LAL tende a ter um resultado melhor.

Na teoria, público LAL de leads tende a ter um resultado inferior que o de clientes. Já na prática, só testando para saber!

3. Lookalike de pessoas que enviaram mensagem na página

Pare e pense.

Você acha que quem enviou mensagem na sua fanpage do FB ou através do direct do Instagram é mais ou menos qualificado que a pessoa que somente curtiu ou segue sua página?

Com certeza enviar mensagem possui uma qualificação maior…

Por isso que uma opção legal de teste de escala é justamente criar um público LAL das pessoas que enviaram essas mensagens.

Super fácil criar esse tipo de público!

Basta criar o público de quem mandou mensagem antes e novamente criar um semelhante a ele.

lookalike mensagem na página

4. Lookalike de telefone/whatsapp

Esse público funciona igual ao público de emails, só que ao invés de inserir o email você insere o número de telefone/whatsapp. Possui um valor bem legal também.

Nós começamos a coletar informações de telefone e whatsapp aqui na Afiliart justamente para conseguir criar esse tipo de público, pode ser uma boa para você fazer também!

5. Lookalike de visualização de vídeo

As pessoas que mais consomem o seu conteúdo de vídeo também são um público interessante. Portanto criar um lookalike das pessoas que visualizaram mais de 95% dos seus vídeos pode ser uma alternativa.

6. Lookalike de initiate checkout/purchase

Essa é uma dica legal para quem trabalha como afiliado no FB e Instagram Ads.

Desde que você tenha seu pixel instalado corretamente na plataforma, seja a Hotmart, Monetizze ou alguma outra, sempre que alguém clica no seu anúncio e depois vai para a página de checkout, ocorre a ativação do evento de “initiate checkout”.

Caso você não saiba como fazer instalação do pixel, sugiro fortemente a leitura deste artigo Como instalar o Pixel do Facebook pelo Google Tag Manager.

Uma maneira legal de tentar escalar e criar audiências do produto é justamente criar um público LAL dessas pessoas que chegaram até o carrinho.

Obviamente que esse mesmo público do evento “purchase”, ou seja, de quem de fato comprou possui um valor maior. Só que para conseguir criá-lo, você precisa de um número elevado de vendas.

Além desses públicos que falei aqui você ainda pode conferir diversos outros no Gerenciador de Anúncios. A escolha do público personalizado vai depender da sua estratégia!

Negativação

Para encerrar esse artigo, gostaria de falar um pouco sobre a importância da negativação e evitar a sobreposição desses públicos.

Por exemplo, imagina que você criou um público LAL 1% de email dos seus leads, e outro de telefone dos seus leads.

Muitas pessoas estarão dentro dos dois públicos. 

E isso implica que se você criar dois conjuntos de anúncio, um para cada um desses públicos, você estará competindo você mesmo pela mesma audiência, o que em muitos casos de orçamento elevado pode implicar em um acréscimo no custo, e isso não é bom.

Portanto trabalhe com um funil de negativação, sempre negativando um público LAL no outro e deixando o que você considera de maior valor no fundo do funil, sem essa negativação. Caso tenha dúvidas em como construir o funil deixe aqui o seu comentário ou coloque sua dúvida em nossa comunidade, clicando aqui.

E lembre sempre também de negativar sua audiência quente nesses públicos, é sempre melhor trabalhar audiência fria de forma separada de audiência quente.

Conclusão

Neste artigo você viu que é extremamente importante trabalhar com audiências e públicos lookalike ao anunciar no Facebook e no Instagram Ads

Também foi passado a importância de entender como funciona a audiência fria e a quente e como esses dois tipos de públicos podem ajudar o seu negócio.

Aqui foi apresentado como criar públicos lookalike, além dar 6 tipos de públicos que podem te inspirar.

Lembre-se sempre de escalar a sua audiência para trazer mais pessoas parecidas com os seus clientes atuais para alavancar seu negócio. 

cta afiliart analytics

É isso.

Abraços!