Title Image

eNotas: Como emitir Notas Fiscais Automaticamente e Aumentar a Produtividade na Sua Empresa

Todo empreendedor que sonha trabalhar com marketing digital, sem querer, acaba esbarrando em uma série de pendências burocráticas.

A emissão de notas fiscais com certeza é um dos primeiros empecilhos que reduzem a produtividade do pequeno empresário em assuntos contábeis.

Vender produtos digitais, seja como produtor ou afiliado, requer muito tempo para pensar em estratégias de marketing e não em emissões de notas fiscais.

Se você ainda não sabe, fica aqui uma dica, todas as pessoas que vendem produtos digitais, precisam emitir notas fiscais

Na verdade, em qualquer negócio, seja ele físico ou digital, a emissão de nota fiscal é um dever de todo empreendedor regularizado, exceto quem é isento por lei.

O produtor emite uma nota de venda para cada cliente e o afiliado precisa emitir uma nota com todas as vendas para cada produtor. 

 

Por exemplo, se no mês de Janeiro, você como afiliado, realizou 10 vendas de um único produto, é necessário emitir uma nota com o valor total dessas comissões.

Agora imagine se você fizer 127 vendas de produtos distintos, sendo afiliado em 4 produtos, todos com produtores diferentes.

É de enlouquecer qualquer um só de pensar em ter que fazer isso todo mês. 🤪

Mas calma, se você não sabe, existem ferramentas que facilitam e otimizam esse processo de emissão de notas. 

Neste artigo vou te apresentar a ferramenta que utilizamos para deixar de lado as dores de cabeça com emissão de notas, podendo focar no que realmente nos interessa.

O eNotas é essencial para todos que trabalham com vendas de produtos digitais.

 

Com ele, é possível emitir notas fiscais automaticamente, sem se preocupar, podendo focar em aumentar suas vendas, produzir melhores conteúdos, atender melhor seus clientes, em outras palavras, cuidar do que mais te importa.

O que é o eNotas?

Podemos definir essa ferramenta como um sistema de emissão de notas fiscais eletrônicas. O eNotas é muito utilizado por negócios digitais e auxilia na gestão financeira.

Basicamente é uma ferramenta que otimiza o processo de emissão de notas fiscais, ele é integrado  ao seu perfil em plataformas como: Hotmart, Monetizze, Eduzz e Paypal.

Dessa forma, é possível emitir sua nota fiscal de maneira totalmente automática. Ou seja, toda vez que uma venda for processada, a NFS-e será gerada. 

Você escolhe se suas notas fiscais devem ser emitidas automaticamente e em qual momento: na cobrança, após o pagamento ou X dias após o pagamento.

Além disso, existe um monitoramento das suas vendas para cancelar as respectivas notas fiscais em caso de reembolso ou chargeback. 

Quero prosperar meu negócio

 

Como funciona na prática?

Passo 1: Escolha o seu meio de pagamento. Com poucos cliques você pode integrar facilmente seu sistema de pagamento.   

Passo 2: Decida quando o eNotas vai emitir suas notas fiscais. Você pode definir o momento: na cobrança, no pagamento ou na garanta.

Passo 3: O eNotas emiti suas notas fiscais e encaminha aos clientes. No momento certo, automaticamente, o eNotas lança suas notas no sistema.

Passo 4: Você ganha mais tempo para crescer o seu negócio. Aproveite o tempo para tomar um café e pensar nas estratégias para aumentar suas vendas!

Como usar o eNotas?

Antes de tudo, contrate o eNotas

Existem planos mensais e anuais e os custos variam de acordo com a necessidade de cada empresa.   

Feito isso, na maioria dos casos é necessário que a empresa possua um Certificado digital modelo A1.

Selecione e integre o eNotas em suas plataformas de trabalho, como por exemplo: Hotmart, Monetizze, Eduzz, Paypal entre outras.

Agora você já pode estipular o período de garantia das vendas e também definir seu cliente vai receber as notas por e-mail automaticamente após a emissão.

Por fim, feito tudo isso corretamente, basta vincular todas as plataformas e optar pelo processo automático que as vendas irão aparecer na Dashboard.

Agora já possível emitir relatórios completos com as notas separadas por competências.

Existe mais de um tipo de nota fiscal?

Hoje, são dois tipos de nota fiscal eletrônica mais utilizadas: a de serviço e a de produto. Com o eNotas você consegue emitir essas duas, dependendo do seu negócio, sem nenhum trabalho.

  • Nota Fiscal Eletrônica de Serviço (NFS-e)

É para prestação de serviços e possui algumas particularidades, caracterizando-se em um modelo mais flexível quanto à de produto.

Esse tipo de nota fiscal é voltado também para produtos digitais, cursos online, infoprodutos, webnário, serviços de assinatura, etc.

  • Nota Fiscal Eletrônica de Produto (NF-e)

Esta serve para venda de produtos físicos. Por exemplo, sites que vendem eletrodomésticos, cosméticos, livros, ou qualquer outro tipo de mercadoria física. Neste caso se encaixa Fast Shop, Lojas Cem, Ponto frio, entre outros.

É claro que existem outras diferenças entre esses dois tipos e você pode pesquisar ainda mais para ver qual delas é melhor para seu negócio.

Principais Vantagens

O eNotas oferece diversos benefícios ao usuário e são muitas as funcionalidades dessa ferramenta.

Independente do seu papel na venda de produto digital, afiliado ou produtor, o eNotas emite a nota fiscal para a pessoa certa no momento ideal. Comissões como afiliado são agrupadas e geram notas mensais para o produtor.

Isso é  genial! 🙌

Além disso, se você também atua como Coprodutor, o eNotas distribui a responsabilidade de emissão de cada nota fiscal para produtor e coprodutores, automaticamente.

Ou seja, cada coprodutor paga seu imposto de acordo com seu percentual de coprodução no produto.

E claro, integrado às melhores plataformas de afiliados!

Além dessa listamos aqui algumas outras vantagens.

  • Emissão automática de notas fiscais

  • Emissão manual e Importação de Vendas

  • Integração com as principais plataformas de vendas online

  • Envio de Notas Fiscais automáticas para o e-mail do comprador

  • Dashboard centralizada e fácil de usar

  • Relatórios Financeiros

  • API 

  • Emissão automática do seu jeito 

  • Destaque os impostos do seu jeito

  • Monitoramento das vendas reembolsadas

 

Quero prosperar meu negócio

 

Riscos da emissão manual de notas

Você está se perguntando: “Por que contratar uma ferramenta se eu posso emitir minhas notas manualmente sem custo algum?”

Aqui na Afiliart nós já emitimos notas manualmente.

Mas colocamos na balança as duas experiências e acreditamos que existem diversos riscos ao emitir manualmente.

Foram esses riscos que nos levaram a optar pela emissão automática.

Erros: O processo de emissão de notas manuais é extremamente repetitivo, cansativo e exige muita atenção. Qualquer número errado que você coloque pode significar impostos a mais ou a menos pagos ao final do mês.

Tempo: Para nós da Afiliart sem dúvida a otimização do tempo foi um dos principais motivos que nós levaram a contratar o eNotas.  Com o aumento das vendas o tempo gasto com a emissão manual de notas se tornou um problema. 

Custos: É muito comum acreditar que o processo de emissão de notas manuais não possui custo algum, quando na verdade a empresa pode estar abrindo mão da produtividade de um funcionário.

Competências e Datas: Data de competência é o dia em que o serviço foi prestado, enquanto a data de emissão é o dia que você emite o documento. Esses termos e regras podem confundir, por isso a emissão manual de notas fiscais exige muita atenção e acaba abrindo espaço para erros. 

Depoimentos 

Veja os depoimentos de pessoas e empresas inteligentes que utilizam essa ferramenta.

depoimentos enotas depoimentos enotas depoimentos enotas depoimentos enotas

Quanto Custa?

A ferramenta possui planos mensais e anuais, os valores variam de acordo com as necessidades de cada empresa.

No processo de decisão de compra é importante levar em consideração a quantidade mensal de notas que sua empresa costuma emitir, as projeções de crescimento futuro e também analisar os benefícios oferecidos por cada plano.  

Você pode optar pelo plano mensal

plano mensal enotas

Você pode optar pelo plano anual:

preço do entoas plano anual

 

Quero prosperar meu negócio

Garantia 

garantia enotas

Se você não ficar satisfeito com a ferramenta, por qualquer motivo que seja, durante os 30 primeiros dias de assinatura, você pode pedir reembolso de 100% do seu investimento.

Prospere seu negócio

O eNotas pode ser uma solução para quem deseja fugir da burocracia e focar em coisas que tragam faturamento real para sua empresa.

Além de ser uma ferramenta testada pela Afiliart na prática, entendemos o quanto ela nos auxilia diariamente no processo de emissão de notas fiscais, gera relatórios financeiros e conta com um suporte que nunca nos deixou na mão. 

Essa ferramenta sem duvida revolucionou nossa gestão financeira e contábil. 

Quero prosperar meu negócio