Title Image

Como Vender como Afiliado através do Chat Online

Este artigo é um guest post escrito pelo Blog do JivoChat.

Após realizar cadastros em programas de afiliados e receber o seu link, é comum ter dúvidas sobre quais seriam os melhores canais para divulgá-lo na internet.

Dentre as opções mais populares, podemos destacar estratégias de marketing de conteúdo, como a produção de artigos e vídeos, compartilhamento orgânico nas redes sociais e campanhas de anúncios pagos.

Entretanto, você sabia que o chat online também pode servir como um excelente meio para compartilhar seu link?

Confira neste artigo como vender como afiliado através do chat online e descubra porque vale a pena aproveitar este canal para impulsionar seus resultados.

Por que usar um chat online?

O chat online é normalmente usado como um canal de atendimento e vendas que possibilita a comunicação em tempo real entre você e visitantes ou clientes acessando a sua página.

Seu maior diferencial em relação aos demais canais é que as conversas acontecem através de mensagens instantâneas, o que facilita o envio de links durante sessões de chat sem qualquer dificuldade. Além, é claro, de funcionalidades como:

  • Atalhos de mensagens: para que possa gravar frases inteiras e enviá-las rapidamente sem precisar digitá-las;
  • Convites proativos: possibilita a abordagem de visitantes enquanto navegam por suas páginas;
  • Compartilhamento de arquivos: facilita o envio de documentos, imagens e essencialmente qualquer tipo de arquivo durante uma conversa com o cliente;

Ele também é considerado o melhor canal para se comunicar com negócios de acordo e apresenta o maior índice de satisfação entre consumidores de acordo com múltiplas estatísticas sobre o chat online.

Como vender através do chat online?

Não basta simplesmente instalar um chat online em seu website e acreditar que isso é o suficiente para melhorar suas vendas. Será necessário empregar boas técnicas de atendimento e vendas através do mesmo, confira abaixo.

Melhore a sua disponibilidade

A primeira dica é medir quais são os horários de pico de acesso em seu blog, página pessoal, página de sua empresa ou essencialmente qualquer outro domínio e ajustar sua disponibilidade para que possa atender consumidores em potencial durante estes horários.

Você não precisa estar disponível 24/7 para conversar com seu público, mas certifique-se de delimitar um um horário padrão para atender pelo chat e deixe-o claro para que clientes em potencial não cheguem à uma conclusão de que você nunca está disponível no chat.

Responda rapidamente

A velocidade do atendimento ao cliente está diretamente relacionada às suas chances de retenção.

Se um consumidor possui dúvidas sobre algum produto ofertado em sua página e recorrer ao chat para encontrar respostas, você deve respondê-lo no melhor intervalo de tempo possível.

Oferecer um bom tempo de resposta não apenas ajuda a manter o cliente no chat e evitar que ele saia da página e busque por informações em outros canais, mas também faz com que os mesmos tenham uma percepção positiva sobre o atendimento oferecido. 

Saiba ouvir e personalize a venda

Esta é uma dica de atendimento válida para qualquer cenário e que têm grande impacto em suas chances de vender como afiliado através do chat online.

Não tente simplesmente apresentar o produto mais caro para um cliente.

Antes disso, saiba ouvir e entender realmente quais são as suas necessidades, desafios, demandas e interesses para que possa apresentar a solução que se encaixe melhor com o perfil do mesmo.

Personalize suas vendas de acordo com a situação de cada consumidor e você conseguirá aumentar suas chances de conversão.

Integre-o aos demais canais de contato

Se você também atende clientes através de aplicativos de mensagens, como o Facebook Messenger, as redes sociais, por email e até mesmo por telefone, utilize uma plataforma de chat online que possa ser integrada aos mesmos.

Isso te ajudará a oferecer uma experiência de atendimento omnichannel aos seus consumidores, ou seja, eles poderão conversar com você a partir de qualquer canal e você poderá acompanhar o histórico de comunicação através de uma plataforma unificada – sem a necessidade de alternar entre aplicativos.

Vantagens de vender como afiliado através do chat online

Além de possibilitar a comunicação em tempo real com os seus clientes, existem outras vantagens que devemos destacar sobre usar o chat online como canal de vendas no mercado de afiliados, são elas:

Te permite tirar dúvidas sobre produtos

É muito comum que consumidores tenham dúvidas e questionamentos sobre produtos antes de comprá-los, isso é natural tanto no ambiente físico quanto através de canais de vendas digitais.

Através do chat online, você poderá tirar todas essas dúvidas e ajudar seus clientes a terem certeza que estão adquirindo a solução correta para seus problemas.

Para exemplificar, se apresentar 10 plataformas de ecommerce das quais você é afiliado em um artigo em seu blog, é possível que um consumidor tenha dúvida sobre qual delas realmente seja a melhor de acordo com a sua realidade.

Este consumidor poderá chamá-lo no chat online para conversar com você a respeito, o que te dá a oportunidade de compartilhar informações adicionais e ajudar o cliente a ter assertividade na tomada de decisão de compra.

Fortalece o relacionamento com seus clientes

Ser capaz de tirar dúvidas e conversar com seus clientes através de um canal de comunicação em tempo real faz com que você seja capaz de fortalecer o relacionamento com os mesmos.

Diferente por exemplo de compartilhar links de afiliado através de anúncios pagos, através do chat será possível conversar diretamente com seus consumidores, tirar as suas dúvidas, apresentar as suas sugestões e humanizar a venda.

Chat Online ajuda a potencializar suas vendas

Por fim, outra grande vantagem de vender como afiliado através do chat online é que você terá a oportunidade de potencializar suas vendas ao apresentar soluções e produtos agregados que possam complementar a aquisição do cliente.

Através de uma conversa pelo chat, é possível identificar os principais problemas que o consumidor deseja resolver e apresentar compartilhar links de afiliado de produtos que possam atendê-lo.

Para exemplificar, você pode oferecer uma plataforma de ecommerce e apresentar ao cliente ferramentas de marketing digital, sistemas de CRM e outras soluções que possam ajudá-lo em seus objetivos.

Pronto para vender como afiliado através do chat?

Não deixe de oferecer este canal de atendimento em sua página e integre-o aos outros aplicativos que você já usa para conversar com consumidores e tirar suas dúvidas.

Dessa forma, além de conseguir impulsionar suas chances de conversão, você também poderá otimizar o seu desempenho e produtividade ao centralizar suas comunicações.

Se ainda não conhece nenhuma ferramenta de chat que possa ajudá-lo a atingir estes objetivos, recomendamos que confira o JivoChat, ele é gratuito e pode ser integrado à diversas soluções.

Desejamos boas vendas!

Conteúdo produzido por Rafael Garcia Francisco