Title Image

Google Ads Editor: 7 Benefícios da Ferramenta Indispensável Para Anunciantes do Google

Se você investe no Google Ads e ainda não utiliza o Google Ads Editor, sinto em te dizer, mas você está perdendo tempo.

Ele é uma ferramenta gratuita que o próprio Google Ads oferece para os anunciantes trabalharem, principalmente, na parte operacional e criação de campanhas.

Com o ele você será capaz de reduzir absurdamente o seu tempo operacional na ferramenta. É muito mais rápido e eficiente criar campanhas, alterar outras já existentes, alterar anúncios, lances em massa, fazer gerenciamento de públicos e muito mais pelo Google Ads Editor.

Então se você deseja aprender mais sobre a ferramenta Indispensável para anunciantes do Google, e descobrir como ganhar muito tempo na parte operacional, fique com a gente nesse artigo onde iremos te mostrar 7 benefícios e funcionalidades dessa ferramenta fantástica

Veja agora 7 benefícios e funcionalidades que tornam o Google Editor indispensável para quem trabalha com anúncios no Google:

Mas afinal, o que é o Google Ads Editor?

Podemos defini-lo como uma ferramenta de edição do Google Ads, 100% gratuita, que contém praticamente todas as funcionalidades que o Google Ads têm, entretanto, com alguns benefícios que só o Editor pode te proporcionar. 

1- Trabalhe offline:

O Editor é um software offline, ou seja, para utilizá-lo você não precisa estar conectado o tempo inteiro à uma rede de internet. Isso facilita muito o trabalho de quem precisa ser produtivo mas sua rede não lhe proporciona a velocidade que deseja. 

Claro que a comunicação e integração da ferramenta com sua conta do Google Ads necessita de conexão com internet, mas isso só acontece em dois momentos: 

O primeiro serve para atualizar a ferramenta com os dados atuais da sua conta. Você consegue fazer isso no botão “obter alterações recentes” que fica no menu superior. 

Google Editor

Depois de fazer o download das últimas alterações da sua conta, o editor fica atualizado exatamente igual a sua conta do Google Ads.

Feito isso,  você pode realizar as modificações, edições e criações livremente.

Após finalizar tudo que desejava, você novamente precisa de conexão para publicar o que foi feito na sua conta.

O botão de publicar também se encontra no menu superior. 

2- Alterações em massa:

Na minha opinião, esse benefício é a menina dos olhos do Google Ads Editor.

O Editor permite realizar qualquer tipo de alteração de uma forma muito mais ágil, o que consequentemente aumenta, e muito, a produtividade. 

Imagine que você possui um e-commerce com dois mil produtos, cada um dos produtos possui uma campanha diferente e você quer mudar o preço deles por uma estratégia de marketing. 

Utilizando o Google Ads da forma tradicional, você teria que alterar o conteúdo individualmente em cada campanha e isso lhe tomaria um tempo precioso.

Em compensação, com o Editor, você tem a opção de selecionar todos os itens de uma só vez e alterar tudo com poucos cliques.

Isso para mim é fantástico! 👍

Veja aqui algumas das ferramentas e funcionalidades de alterações em massa:

A forma mais simples de fazer essas modificações seria selecionar tudo o que deseja mudar área de trabalho do editor e alterar manualmente.

Mesmo de forma manual, isso já vai economizar um tempo grande. Dessa forma, é possível selecionar de uma só vez, itens de várias campanhas e grupos de anúncios, para realizar as alterações.

  • Substituir texto:

Essa funcionalidade permite fazer alterações de texto, lances e URLs de uma vez só. Você consegue mostrar para a ferramenta o que deseja mudar ou substituir, em quais itens ela deve fazer as alterações e o que você deseja colocar no lugar.


Isso é perfeito para corrigir erros, modificar textos dos anúncios, alterar de lances, orçamentos e mudanças em massa de URLs. 

  • Copiar e Colar:

Outra coisa que ajuda bastante na agilidade e eficiência de trabalhar usando o Editor é a possibilidade de usar aquele famoso crtl+c, crtl+v que tanto gostamos.

A ferramenta te permite copiar e colar praticamente tudo!

Ao invés de criar uma campanha do zero, você pode simplesmente copiar alguma que tenha configurações e itens parecidos com os que você deseja criar e posteriormente alterar o que for necessário.

Além de copiar campanhas, é possível copiar anúncios, palavras-chave, extensões de anúncios, públicos, configurações, ajustes de lances, enfim, tudo!

DICA: você também copiar e colar itens de uma conta para outra, isso pode ser muito útil.

3- Importação e Exportação com o excel:

Este item poderia estar dentro do anterior, pois também tem tudo a ver com alterações em massa. Mas sua importância me fez separá-lo.

O Google Editor, permite que você importe arquivos para sua conta por meio de arquivos CSV ou tabelas e células do excel.

Caso você possua muitos itens na sua conta e deseje mudar ou adicionar uma grande quantidade de coisas, essa opção é importantíssima.

Para realizar isso, basta clicar em “fazer várias alterações”, selecionar quais são as campanhas e grupos de anúncios que você deseja modificar e colar o arquivo.

4- Atalhos:
Seguindo na linha da produtividade, os atalhos do teclado para realizar ações no editor são uma mão na roda.

Um grande amigo e mentor na jornada do marketing digital e empreendedorismo uma vez me disse:

“Seu objetivo para alcançar a eficiência e produtividade deve ser: realizar o que realiza hoje, só que cada vez mais rápido e utilizando menos cliques para isso”.

Acho que não preciso me estender muito neste item, a lógica é simples, quanto menos passos você leva para realizar uma ação, mais rápido você conseguirá concluí-la.
Veja a lista de atalhos do Google Ads Editor abaixo:

  • Comandos para iOs

 

  • Comandos para Windows

5- Integração total:

Para quem acha que a ferramenta do Editor é uma versão mais simples da versão oficial online, está enganado.

O Google Ads Editor possui todas as funcionalidades que a versão oficial possui, ou seja, você pode realizar exatamente o que quiser, porém de forma mais rápida.

6- Estatísticas:

Além de conseguir configurar, criar e alterar o que bem entender usando esta ferramenta, você também pode visualizar os dados de estatísticas e métricas das suas campanhas.

Pessoalmente, eu ainda prefiro fazer as otimizações mais básicas e visualizar as métricas e comportamento das minhas campanhas utilizando a versão online do Google Ads. 

Isso porque na versão online tenho acesso aos dados em tempo real, enquanto as estatísticas que tenho acesso utilizando o Editor são relativas ao momento em que foi realizado o download dos dados. 

Mas mesmo assim, essa funcionalidade pode-se mostrar bem interessante quando precisamos tomar decisões de uma forma offline ou quando precisamos analisar métricas de diferentes campanhas ao mesmo tempo de uma forma organizada.

Esta funcionalidade se encontra no menu superior ao lado do botão “publicar”.

7- Pesquisa avançada:

Esse recurso de pesquisa é muito útil para economizar tempo na hora de procurar por qualquer tipo de coisa dentro da sua conta.

A pesquisa avançada é perfeita para encontrar palavras-chave com um certo índice de qualidade, para reduzir seus lances ou modificar sua estratégia, por exemplo. 

Além de encontrar qualquer coisa na sua conta, você pode salvar seus filtros para utilizá-los no futuro, economizando ainda mais tempo.

Use e abuse dos filtros, quanto mais bem configurados forem, mais produtivas serão suas alterações.

Entenda como utilizar os filtros com o artigo do próprio Google.

Como começar a usar o Google Ads editor?

Legal, agora que você já sabe como o Editor pode te ajudar no seu trabalho, vamos ao passo a passo para você começar a utilizá-lo:

1- Acesse o site do Google

2- Faça o download da ferramenta para o tipo de sistema operacional do seu computador.

3- Instale ferramenta no seu computador.

4- Abra a ferramenta, clique em “adicionar” e realize o login com seu usuário e senha que estão cadastrados nas contas do Google Ads.

5- Caso você tenha acesso a mais de uma MCC ou conta do Google Ads, escolha quais você deseja fazer o download.

6- Após realizar o download, selecione qual conta você quer abrir na ferramenta e pronto, é só começar a se beneficiar de todas as funcionalidades que o Editor oferece!

Quer aprender mais?

Achou a ferramenta um pouco complicada?

Criamos a nossa nova área de membros, Por Dentro da Agência, nela você terá acesso ao nosso Treinamento Interno de Google Ads e uma série de conteúdos sobre este tema que vão auxiliar a sua jornada no marketing digital.

Por Dentro da Agência

Espero ter contribuído para seu conhecimento e que você possa realmente utilizar estas dicas no seu dia a dia. 

Grande abraço!!