Title Image

[Artigo] 7 Táticas Incríveis para Melhorar o Índice de Qualidade e Ficar na Frente da Concorrência

Receba nossos conteúdos!

Se você quer melhorar seus resultados no Google Ads (Adwords), está no lugar certo!

Neste artigo, você vai aprender como melhorar o índice de qualidade das suas palavras-chave com sete excelentes dicas práticas que poderá começar a aplicar hoje mesmo!

Trata-se de um conteúdo avançado do Google Ads, então, caso você não saiba o que é índice de qualidade, quais são seus componentes ou como funciona o leilão da plataforma, sugiro que leia antes este artigo.

Ao melhorar o IQ, seu anúncio se posiciona melhor no leilão e pode ter melhor posição em relação aos seus concorrentes mesmo pagando menos pelo clique.

Outro ponto é que trabalhar para melhorar esse índice não é como um passe de mágica, que muda tudo de um dia para o outro. É o resultado de um trabalho de otimização que deve ser feito diariamente.

Mas eu garanto que, seguindo os procedimentos listados, o resultado em médio prazo vai melhorar e muito.

Confesso que prefiro a parte prática de como fazer acontecer à simples teoria.

Então fique comigo neste post para aprender:

  • Como melhorar o CTR
  • Como melhorar a relevância do anúncio
  • Como melhorar a experiência na página de destino

O mais importante é: não se mantenha na teoria apenas e coloque as dicas em prática! Depois me conte sobre os resultados.

Como melhorar o CTR

como melhorar o CTR

Como você já sabe, o CTR é o principal fator do índice de qualidade, por isso deve ser sempre trabalhado.

O CTR é a razão entre o número de vezes que o anúncio foi clicado e o número de vezes que ele apareceu. Portanto, quanto maior esse número, teoricamente, mais relevante o anúncio é para o usuário.

1. Faça o teste A/B

A melhor forma que conheço de trabalhar para melhorar o CTR é através de testes A/B.

Basicamente, consiste em criar duas versões do mesmo anúncio, porém com apenas uma variação. Por exemplo, se você quer testar o título 1, deve criar dois anúncios iguais que variam apenas no título 1.

Veja como isso se dá na prática:

faça testes a/b

Nesse caso, o teste é para o título 2. Observe que todas as outras linhas dos anúncios são idênticas.

O intuito do teste é avaliar qual dos títulos apresenta o melhor CTR, pausar o anúncio perdedor, criar uma nova versão e, então, tentar “bater” o anúncio campeão com uma nova versão.

Você pode testar novamente o título 2 ou manter o título vencedor e testar, por exemplo, a descrição do anúncio.

Um ponto importante é que, para melhorar a precisão do seu teste, sugiro que altere a rotação dos anúncios para que o Google não otimize a entrega. O ideal para testar dois anúncios é que cada um tenha 50% de exibição.

Na prática, mesmo selecionando essa opção, a distribuição não é totalmente igual por questões de estatística portanto é normal ver uma diferença de % de exibição entre um anúncio e outro.

Para alterar a rotação, acesse as configurações da campanha ou selecione essa opção pelo Ads Editor, como mostra a imagem.

Como Melhorar o Índice de Qualidade

Quanto maior o volume da campanha, mais preciso o resultado será, por isso sugiro ter um bom volume de dados para validar o teste.

No caso do teste que mostrei, o resultado foi que o anúncio com o título 2 (maior e com o uso de parênteses) se mostrou expressivamente superior, como você pode ver na imagem.

Google Ads como fazer teste a/b?

Com esse resultado em mãos, é possível pausar o anúncio perdedor e iniciar um novo teste para tentar melhorar ainda mais este CTR.

2. Crie todas extensões de anúncio possíveis

Extensões de anúncio são informações adicionais que você pode acrescentar para fornecer mais informações ao usuário.

Criar todas as extensões possíveis é algo vital para o desempenho da conta. A grande vantagem disso é que você adiciona mais informações ao anúncio, tornando-o mais relevante e as extensões contribuem para deixar o anúncio maior e mais encorpado, o que aumenta o CTR.

Adicionar extensões aumenta o CTR do anúncio e melhora seu desempenho. Assim, o mínimo necessário é criar extensões na conta, ou seja, para todas as campanhas.

Nesse caso, você cria extensões gerais. Claro, se puder criá-las de uma maneira mais específica, com extensões próprias para uma campanha ou até mesmo para o grupo de anúncio, será melhor para o resultado.

Para ver quais são as opções de extensão disponíveis, acesse o guia “extensões de anúncio”.

extensão de anúncio no google ads

Existem 11 opções disponíveis. Vou comentar as principais extensões.

Sitelinks

Sitelinks são as informações que aparecem no final do anúncio, podendo ser exibidas tanto na forma completa quanto apenas no título.

sitelinks

Observe como eles ajudam e muito a deixar o anúncio mais completo e muito mais visível. Particularmente, considero que essa é a extensão mais importante de todas.

Crie pelo menos seis variações diferentes de sitelinks, pois esse é o valor máximo que o Google pode incluir no anúncio. Pense bem, use informações que são importantes para o usuário. Uma boa prática é direcionar sitelinks diferentes para URLs diferentes quando possível.

Frase de destaque

São frases que você adiciona com informações relevantes. Veja o exemplo!

frase de destaque no anúncio

Adicione várias frases. Eu sugiro que sejam usadas pelo menos oito variações.

Snippets estruturados

Trata-se de uma extensão parecida com a frase de destaque, porém, neste caso, você precisa selecionar uma categoria e escolher palavras relacionadas com ela.

Como Melhorar o Índice de Qualidade - Afiliart Empreendimentos Digitais

Pense na categoria que se ajusta ao produto/serviço do seu anúncio, caso contrário, sua extensão não será aprovada.

Se achar que nenhuma categoria se encaixa perfeitamente, tente a opção “tipos”.

Extensão de chamada e de preços

Adicione um número de telefone ao seu anúncio. Essa informação é muito útil em negócios locais que atendem por telefone. Mas lembre-se, caso não tenha um número, não adicione essa informação. É preciso que ela seja real e que haja alguém para realizar o atendimento anunciado.

Se o produto do seu anúncio possui variações de preço ou categorias diferente de produtos, outra boa extensão que pode utilizar é a de preços. Ela também ajuda bastante no tamanho do anúncio.

3. Utilize três anúncios por grupo de anúncios

Essa é outra estratégia que eu aplico nas minhas campanhas.

Consiste em criar três versões do anúncio para cada AG (AdGroup). Nesse caso, você pode fazer um teste A/B/C, como o do tópico anterior.

A explicação sobre essa teoria veio de um AM (account manager do Google), o qual afirmou que as palavras-chave costumam apresentar melhor índice de qualidade quando possuem três anúncios por grupo de anúncios.

Nunca realizei um teste para validar essa informação, apenas alterei minha forma de trabalhar, a qual anteriormente era de dois anúncios. Sugiro que você faça o mesmo.

4. Use uma definição de persona

Trabalhei em uma agência de performance na qual buscávamos baixar o CPA ou aumentar o ROI das campanhas a todo momento. A referência para isso era apenas a otimização com base em números. Analisar e otimizar incansavelmente.

Não tenho a menor dúvida de que essa estratégia oferece uma melhoria incrível nos resultados.

O problema é que, ao analisar tantos números, às vezes, eu me esquecia de que, por trás de cada número, existe uma pessoa. Uma pessoa que precisa de um produto para resolver algum problema, que tem desejos e medos, que tem sonhos e que, por algum motivo, está realizando uma busca naquele exato momento.

Foi aí que eu comecei a estudar esse conceito e a entender como ele também é importante no resultado das campanhas do Google Ads.

Por isso definir uma persona e estudar o público-alvo é algo que pode ajudar e muito a aumentar o CTR das campanhas e, consequentemente, melhorar o índice de qualidade.

Saber, antes mesmo de criar o anúncio, para quem você está escrevendo, quais os objetivos da pessoa ao realizar uma busca, quais seus sonhos e medos, como o produto do anúncio pode resolver um problema dessa pessoa e utilizar tais informações na copy do anúncio é uma ótima estratégia.

No momento em que o usuário pensar que o anúncio foi feito para ele, você verá um aumento no CTR do anúncio.

Fazer o usuário pensar dessa forma também está intimamente relacionado com o próximo tópico deste artigo.

Aproveite e inscreva-se abaixo gratuitamente na nossa lista de e-mail VIP e receba todos nossos tutoriais em primeira mão!

[optin-monster-shortcode id=”z88sxdpzdla3xtsnazfc”]

Como melhorar a relevância do anúncio

Como Melhorar o Índice de Qualidade - Afiliart Empreendimentos Digitais

Na minha opinião, esse é o fator do índice de qualidade que é mais fácil de se obter e, ao mesmo tempo, o mais trabalhoso.

É fácil, pois se, no texto do anúncio, houver pelo menos uma vez a palavra-chave exatamente igual, muito provavelmente o resultado será “acima da média” nesse ponto.

É mais trabalhoso, pois, para conseguir fazer isso, é preciso ter praticamente uma palavra-chave (e suas variações de correspondência) por grupo de anúncio. Tal estratégia dá muito trabalho, tanto de criação como de manutenção e otimização futura.

Uma vez estava discutindo esse assunto com alguns amigos que atuam neste ramo e chegamos à conclusão de que a conta ideal do Google Ads é aquela que tem praticamente o mesmo número de palavras-chave e grupos de anúncio.

5. Utilize SKAGs (Single Keyword Ad Group)

Para melhorar a relevância do anúncio com a palavra-chave, a melhor maneira é através de SKAGs. Dessa forma, você consegue criar um anúncio totalmente personalizado para aquela palavra-chave.

O objetivo é inserir a palavra-chave uma ou duas vezes no anúncio e fazer com que o usuário pense que o anúncio foi feito para ele.

Assim, você aumenta o IQ tanto ao inserir a palavra no texto quanto ao, provavelmente, aumentar o CTR.

Um ponto relevante é que, apesar da nomenclatura ser Single Keyword, você não deve ser tão radical assim. Palavras-chave iguais com variações apenas de correspondência devem ser colocadas no mesmo AG para facilitar a gestão da campanha.

Por exemplo, as palavras-chave exata, frase e ampla modificada devem ser colocadas no mesmo grupo de anúncios.

[apartamento em são paulo]; “apartamento em são paulo”; +apartamento +são +paulo; Todas essas no mesmo AG (e só elas).

Exemplo de aplicação

Utilizo aqui o exemplo de aplicação dessa estratégia em uma campanha real para a venda de dois modelos diferentes de Zenfone.

Poderia simplesmente criar um anúncio genérico e usar todas as palavras-chave nele, certamente isso daria menos trabalho. Porém, para atingir a máxima relevância do anúncio, gosto de trabalhar segmentando o máximo possível e criando anúncios personalizados para cada palavra-chave.

Como Melhorar o Índice de Qualidade - Afiliart Empreendimentos Digitais

Como Melhorar o Índice de Qualidade - Afiliart Empreendimentos Digitais

Na prática no Ads Editor, essa campanha ficou assim:

Como Melhorar o Índice de Qualidade - Afiliart Empreendimentos Digitais

Os grupos que mostrei são apenas de algumas palavras-chave. Essa campanha tinha 16 grupos de anúncio utilizando tal estratégia.

Adianto que fazer isso sem dominar o Ads Editor é praticamente impossível. Em um futuro breve, vou escrever um artigo sobre como criar campanhas rapidamente com essa ferramenta.

O exemplo que apresentei é de apenas algumas palavras-chave de uma campanha. Imagine fazer isso de toda conta quando existem muitas campanhas e palavras? Realmente dá muito trabalho.

O que você precisa analisar é a relação entre resultado e tempo para realizar esse tipo de segmentação. Tenho diversos amigos especialistas em Google Ads que não utilizam essa estratégia, pois argumentam que, se investirem o tempo em outros aspectos de otimização, o resultado final será melhor do que aquele alcançado dedicando muito para melhorar apenas essa relevância.

E eles têm razão.

Cabe a você fazer sua própria análise do que vale mais a pena. Mas se sua conta é pequena e não possui muitas campanhas e palavras-chave, sugiro que faça isso, pois se torna muito relevante.

Ou pelo menos aplique a regra do 80/20.

Em uma análise da sua conta, provavelmente, identificará que 20% das suas palavras-chave trazem mais que 80% de cliques e de receita.

Comece aplicando essa estratégia e segmentando o máximo possível nas principais palavras. Expanda conforme tenha tempo e sinta o resultado aparecer.

Pode ter certeza de que, ao segmentar as palavras-chave, o resultado será superior.

No exemplo a seguir, todas as palavras-chave da campanha têm a relevância do anúncio acima da média após a utilização dessa estratégia.

Como Melhorar o Índice de Qualidade - Afiliart Empreendimentos Digitais

Ou você faz sua campanha de maneira simples, mas também com menos resultado ou tem todo esse trabalho para melhorar os resultados.

Eu fico com o trabalho, tanto para minhas campanhas de afiliado quanto para as campanhas dos meus clientes.

Como melhorar a experiência na página de destino

melhorar o índice de qualidade

O Google atribui melhor nota nessa relevância para os anunciantes que levam o usuário para uma página que oferece boa experiência.

Critérios do comportamento do usuário, como tempo de permanência na página, taxa de rejeição, envolvimento e páginas navegadas, são levados em conta na atribuição dessa nota.

Portanto, ter um bom site e uma boa página de destino é um fator que contribui e muito não só para as campanhas do Google Ads, mas para o site como um todo. De nada adianta ter a melhor campanha do mundo inteiro e ter um site horrível.

Entre todos os clientes que já atendi, muitos não tinham uma boa landing page e, em todos os casos que criamos uma nova página, o resultado do Google Ads melhorou significativamente.

Por isso, faça uma análise do site e analise se ele precisa de uma reformulação.

O software de criação de landing pages que uso e recomendo é o OptimizePress. Com ele, é fácil criar boas páginas de captura e melhorar o resultado do site quase que instantaneamente, não só no Google Ads, mas em todas as outras mídias de divulgação.

Existem ainda táticas para melhorar esse ponto do índice de qualidade sem ter que criar um site novo.

Então vamos a elas.

6. Escolha bem a página de destino e utilize palavras da própria página

Analise qual o propósito do seu anúncio e também todas as páginas de destino disponíveis para escolher a que é mais coerente para cada anúncio.

Pode parecer óbvio, mas mandar todos os anúncios para a home page não é a melhor estratégia possível. Portanto, escolha bem essa página.

No caso de efetuar um anúncio para um site que não é seu, como prestador de serviço ou trabalhando como afiliado, procure colocar no anúncio frases ou palavras contidas na página de destino. Ter palavras no anúncio relacionadas com a página faz com que ele tenha maior relevância.

Indo um pouco além, lembre-se que os robôs do Google leem apenas o código-fonte da página e tags com o title e o content tendem a ter mais relevância para esses robôs. Analise, então, o código-fonte da página de destino e dê prioridade às palavras que estão contidas nas tags title, content description, bem como em tags h1, h2 (subtítulos) etc.

Como assim?

Se você entende o básico de SEO (Search Engine Optimization), provavelmente, entendeu o que eu quis dizer. Mas caso não tenha compreendido vou tentar explicar um pouco melhor.

Sempre que se cria uma página de um site, para facilitar a leitura dela pelos robôs do Google, é uma boa prática definir qual o título, quais são os subtítulos, qual é a descrição da página etc. Isso facilita a leitura e os robôs atribuem maior relevância a essas frases/palavras do que à página inteira em si.

Na prática, é assim:

Aperte ctrl + U na página de destino que deseja levar tráfego ou clique com o botão direito e, em seguida, em “exibir código-fonte da página”.

Não se assuste com a quantidade de códigos. Utilize a função procurar ctrl + F e procure pelos seguintes termos:

  • title
  • content
  • description
  • h1
  • h2

Ao pesquisar esses termos, você vai encontrar quais as palavras que o proprietário do site definiu como as mais importantes.

Veja um exemplo prático para o site da Centauro.

Como Melhorar o Índice de Qualidade

Após realizar essa busca, o intuito é inserir as palavras no anúncio para que o Google entenda que, por ter palavras iguais/semelhantes, o anúncio possui boa relevância em relação à página de destino.

Este é um exemplo simbólico de como poderia ficar um anúncio da Centauro utilizando tais palavras:

Como Melhorar o Índice de Qualidade - Afiliart Empreendimentos Digitais

Observe que utilizei as palavras do código-fonte no título e no corpo do anúncio.

Certamente, essa estratégia apresenta boa relevância, porém de maneira alguma se pode ficar refém dessas palavras para a criação do anúncio. Em muitos casos, é melhor sair do comum e criar um anúncio diferente.

Caso utilize três anúncios por grupo, use essa tática em um deles e foque os demais em outras palavras. Mas se a palavra-chave apresenta relevância da página de destino abaixo da média, essa pode ser uma boa solução.

Agora, se você é proprietário do site que está anunciando, o negócio fica melhor ainda. Use e abuse dessa estratégia, porém no processo reverso.

É o que veremos na próxima dica!

7. Defina o título e a meta-description da página de acordo com o anúncio do Adwords

A estratégia é fazer exatamente o processo reverso da dica anterior. Como nesse caso você é o proprietário do site e também quem escolhe o title e a meta-description da página, crie primeiro o anúncio do Google Ads e depois atualize sua página com essas palavras.

Através do plugin YoastSEO, fica muito fácil fazer esse tipo de alteração no WordPress.

Dessa maneira também é possível fazer o teste A/B de anúncios pelo Adwords, verificar qual possui o melhor CTR e, então, atualizar a descrição da sua página orgânica para o texto que você já sabe que apresentou um CTR melhor e, consequentemente, buscar melhorar o posicionamento, pois esse é um fator muito relevante de ranqueamento orgânico.

Conclusão

Espero que você tenha gostado e que o artigo possa ajudá-lo a melhorar (e muito) o índice de qualidade das palavras-chave do seu anúncio e o resultado dele no Google Adwords.

Gostou deste artigo?

Então compartilhe com seus amigos que trabalham com essa plataforma e deixe seu comentário! Adoraria saber sua opinião.

😉

Abraços