Title Image

Como Usar O Google Tag Manager e Para Que Serve Esta Ferramenta?

Se você tem um site para sua empresa, marca ou qualquer outro projeto, já deve ter notado o quanto é difícil instalar o pixel do Google Ads, Facebook ou até mesmo adicionar código de rastreamento do Google Analytics para acompanhar suas métricas.

Ah, se você ainda não tem site, depois de finalizar a leitura deste artigo, confira nosso vídeo no canal do YouTube, onde falamos 3 formas fácies para você criar seu site e qual a importância dele no seu projeto.

Imagino que você sentiu muita dificuldade para fazer esse processo e talvez tenha precisado da ajuda de alguém com conhecimentos em TI para realizar essa instalação.

Dessa forma, muito profissionais de marketing precisam ou dependem dos serviços de pessoas especializadas para instalar estes códigos, deixando o trabalho muito  mais demorado e caro.

Por conta disso, surgiu o Google Tag Manager, para facilitar a vida de todos que trabalhar com marketing digital.

A partir dele, o processo de instalação de códigos ficou muito mais simplificado, podendo ser feito por qualquer pessoa que não tenha conhecimentos avançados em programação.

O Google Tag Manager, também conhecido como GTM, é um ferramenta extremamente versátil e pode ser utilizada para muitos outros objetivos em seus projetos.

Veja Como Usar O Google Tag Manager para tonar o processo de gerenciamento de tags de análise e marketing mais fácil do que nunca.

O que é o Google Tag Manager

 

O que é o Google Tag Manager?

Segundo o Google:

“O Gerenciador de tags do Google ajuda a tornar o gerenciamento de tags simples , fácil e confiável , permitindo que profissionais de marketing e webmasters implantem tags de website em um só lugar.”

Google Tag Manager

Google Tag Manager é uma ferramenta gratuita do Google, através dela é possível inserir um código em um site, para depois instalar diversos serviços sem precisar mexer neste código.

Dessa forma, a gestão de códigos no GTM e o marketing ganham autonomia para melhorar a produtividade da sua equipe e reduzir os custos da sua empresa com TI.

Como funciona o GTM

Existem 3 partes principais no gerenciador de tags do Google:

  • Tags: snippets de Javascript ou pixels de rastreamento
  • Acionadores: dizem ao GTM quando ou como disparar uma tag
  • Variáveis: informações adicionais que o GTM pode precisar para que a tag e o acionador trabalhem corretamente.

O que são Tags

O que são tags

As tags são segmentos de código fornecidos por analistas, fornecedores de marketing e suporte para ajudá-lo a integrar seus produtos em seus websites ou aplicativos móveis.

Com o Gerenciador de tags do Google, você não precisa mais adicionar essas tags diretamente aos seus projetos.

Em vez disso, você configura e publica tags e como elas são acionadas na interface do usuário do Gerenciador de tags.

As tags informam ao GTM o que ele deve fazer.

Exemplos de tags comuns:

O que são Acionadores

O que são acionadores

Os acionadores são uma maneira de disparar a tag que você configurou.

No Gerenciador de tags do Google, um acionador escuta sua página da Web ou aplicativo móvel para determinados tipos de eventos, como envios de formulários, cliques de botão ou exibições de página.

O acionador diz para a tag disparar quando o evento especificado é detectado. Cada tag deve ter pelo menos um acionador para disparar.

Os disparadores são avaliados quando o código na página ou aplicativo é executado e as tags associadas são acionadas ou bloqueadas quando as condições de disparo são atendidas.

O que são as Variáveis

O que são variáveis

Uma variável é um espaço reservado nomeado para um valor que será alterado, como um nome de produto, um valor de preço ou uma data.

O gerenciador de tags implementa uma camada de dados para manter temporariamente os valores no cliente, de modo que eles possam ser usados ​​por tags, acionadores e variáveis.

O exemplo mais comum de variável que você criar no GTM é o número UA do Google Analytics.

Quais são os benefícios de utilizar o Google Tag Manager

O Gerenciador de tags do Google é um produto totalmente gratuito, com ele você vai eliminar o trabalho pesado de escrever código para cada evento que você deseja acompanhar.

Também é possível adicionar e editar rapidamente tags por conta própria e integrar-se a várias ferramentas de terceiros.

Como já foi dito ao longo deste artigo, o Google Tag Manager é fácil o suficiente para não-programadores começarem com ele.

E por fim, você pode criar relatórios de alta qualidade com qualquer ferramenta de terceiros ou o Google Analytics.

Como instalar Google Tag Manager no WordPress

Este processo está dividido em duas etapas.

A primeira consiste em criar o código no Google Tag Manager. Logo em seguida, na segunda etapa, é necessário instalar o código pelo WordPress.

Para realizar perfeitamente a instalação criamos nosso tutorial Como criar e instalar Facilmente o Google Tag Manager pelo WordPress.

Como isso, você consegue adicionar pixels e scripts no seu site, personalizar métricas do Google Analytics, além de conseguir adicionar códigos de conversão e remarketing do Google Adwords e outras plataformas nas páginas do seu site.

Dica: Assistente de tags do Google – uma extensão gratuita do Google Chrome

Como você viu ao longo deste artigo, é extremamente importante que você saia como usar o Google Tag Manager. Ele com certeza vai ajudar e muito a sua vida para instalar tags de rastreamento.

Logo após a sua instalação, e adicionar os códigos no seu site, é possível visualizar se tudo o que foi feita está funcionando.

Através do assistente de tags do Google, uma extensão gratuita do Chrome, você pode tirar a dúvida tudo está no caminho correto.

É útil verificar se suas tags estão sendo disparadas corretamente ou se precisam ser editadas.

O assistente de tags google usa o sistema de cores verde, azul e vermelho para indicar a integridade de suas tags.

Verde significa que todas as suas tags estão funcionando, azul significa que o GTA tem sugestões para melhorar uma tag e vermelho significa que não está funcionando.

Verifique todas as suas tags usando o GTA e, quando parecer que todas as tags estão sendo disparadas corretamente, você poderá publicá-las

Por Dentro da Agência