Title Image

Como Escolher um Produto na Hotmart: Entenda as 3 Métricas da Própria Plataforma Antes de se tornar um Afiliado

Receba nossos conteúdos!

Nesse artigo te mostraremos quais são as 3 métricas da própria Hotmart que você precisa entender antes de se tornar um afiliado.

Um dos grandes desafios para quem está começando a trabalhar como afiliado na Hotmart é escolher a quais produtos se afiliar.

A plataforma possui mais de 108.000 opções distribuídas em 24 categorias diferentes. 

A procura e escolha de cursos para se afiliar é parte importante da estratégia de trabalho de um afiliado.

Se afiliar a bons produtos é essencial para que os resultados se tornem viáveis. 

É comum pensar que os cursos com maior temperatura trarão os melhores resultados, mas pode não ser bem assim. 

Veja como escolher um produto na Hotmart através de 3 métricas importantes.

como escolher um produto na hotmart

O Mercado da Hotmart

Antes de escolher um produto você precisa entender o mercado da Hotmart.

Nele você encontrará milhares de opções de produtos cadastrados na plataforma. Poderá procurá-los e analisá-los através das abas dos “Mais Quentes”, “Mais Queridos” e “Mais Recentes”. 

mercado da hotmart

Pode, também, utilizar o filtro para especificar o produto que está procurando: afiliação aberta ou restrita, faixa de preço, porcentagem de comissão e nicho.

Como escolher um produto na Hotmart: As 3 Métricas mais Importantes 

A Hotmart apresenta 3 métricas importantes para cada um de seus produtos.

métricas da Hotmart

Temperatura

Para medir a temperatura, a Hotmart vai analisar todo o histórico de venda. Por exemplo, se o produto tem muito reembolso, a temperatura tende a cair.

Ou se o seu produto está entre os mais queridos, a ela tende a subir.

Sendo assim, todo o histórico do produto vai estar interligado com a temperatura.

Então, alguns fatores atuam nesta métrica que a própria Hotmart desenvolveu, como periodicidade de vendas, taxa de reembolso e o blueprint.

O seu algoritmo não é revelado aos usuários e funcionários, pois se trata de uma fórmula interna.

Todos os produtos começam com uma temperatura baixa e a medida que as vendas vão se acumulando, em um determinado período de tempo, ela tende a subir.

Podendo chegar a, no máximo, 150 graus.

Portanto a temperatura vai informar como o produto está sendo aceito no mercado.

Blueprint

O Blueprint é outro sistema de avaliação de produto.

A sua função é de pontuar e qualificar os produtos publicados na Hotmart de acordo com as informações cadastradas pelo criador do produto.

Sendo assim, quanto mais detalhes e informações relevantes você oferecer na descrição do produto, maior será a sua pontuação.

Isso é bom não só para a Hotmart aprovar produtos de altas qualidades, mas também, para atrair mais afiliados.

Uma informação importante é que para que o seu produto apareça no mercado da Hotmart ele precisa ter uma pontuação acima de 60%.

  • Como conseguir uma pontuação alta? 

Para ter um Blueprint alto é necessário a avaliação de diferentes critérios que variam desde adequação do nome do produto até a página de vendas criada pelo produto.

Além disso, são avaliados critérios como:

  • O conteúdo, ou seja, a qualidade do material que será entregue ao cliente;
  • O preço do produto, se aquilo que é oferecido está de acordo com o valor a ser pago;
  • A forma como você dialoga com os afiliados e disponibiliza materiais para eles.

Satisfação

A satisfação é medida pelas avaliações dos clientes sobre o produto e pode variar de 1 a 5.

Através da Hotmart HUB cada cliente poderá fazer avaliações sobre os produtos adquiridos. 

Esta métrica é um importante indicador na hora de se afiliar a um produto, afinal, se os clientes estão satisfeitos com o produto, menores serão as chances de pedidos de reembolso.

Conclusão das métricas da Hotmart

Dentre essas três métricas, a que mais utilizamos e levamos em consideração na hora de procurar produtos para se afiliar é a temperatura.

Com ela, você já consegue entender como escolher um produto na Hotmart.

Contudo, como dito anteriormente, nem sempre os produtos com maior temperatura serão os que trarão os melhores resultados para o afiliado. 

Pelo fato de, quanto maior a temperatura de um produto, mais em destaque ele estará na plataforma e, com isso, mais afiliados tenderão a procurar pela sua afiliação. 

Com uma concorrência muito alta pode ficar difícil alcançar os resultados esperados. 

Veja neste exemplo

Um curso que esteja com uma temperatura muito alta pode estar vendendo muito bem.

Consideremos que ele tenha 1.000 vendas realizadas em um mês.

Se ele tiver 1.000 afiliados realizando a sua divulgação, na média cada um realizará  apenas 1 venda/mês, e os resultados provavelmente não serão como os esperados. 

Por outro lado, se a temperatura de um produto estiver muito baixa, ele provavelmente não está realizando um número significativo de vendas. 

Pode ser que a página de vendas do produto não seja muito boa, por exemplo, ou que o próprio produto não chame a atenção dos consumidores. 

Com isso, mesmo que você seja o único a divulgar aquele produto e não haja sequer concorrência no leilão interno do Google, você provavelmente também não alcançará os resultados esperados.  

Dica de Estratégia

Com tudo isso que você acabou de ler, é interessante procurar sempre uma boa relação entre temperatura/concorrência. 

Não queremos, de forma alguma, te incentivar a deixar de lado os produtos com maior temperatura. 

Muito pelo contrário, é sempre interessante fazer testes e as exceções sempre existem. 

Se você conseguir dominar o mercado de divulgação de um produto que esteja com a temperatura muito alta, pode se dar muito bem. 

Por outro lado, se você algum dia, encontrar um produto com temperatura mais baixa (17 graus, por exemplo) que esteja realizando vendas consideráveis e que tenha uma boa comissão, considerando que você seja o único a divulgá-lo ou um dos únicos pode também acabar tendo bons resultados. 

Nesse caso, na Afiliart, optamos por considerar que a temperatura mínima para que valha a pena tentarmos criar uma campanha do produto e testá-lo é de 17 graus. 

Abaixo disso, consideramos que o volume de vendas do próprio produto não seja suficiente para alcançarmos os resultados que esperamos. 

De qualquer forma, como consideramos que essas sejam situações de exceção, prezamos sempre por produtos que estejam com temperaturas “médias”. 

Consideramos que produtos com temperaturas entre 23 e 40 graus sejam os que possuem o melhor custo-benefício entre uma boa quantidade de vendas realizadas e uma situação aceitável de concorrência. 

Leve em consideração as outras métricas

É interessante que se utilize as métricas de Satisfação e Blueprint como “critérios de desempate” para quando você estiver na dúvida.

De qualquer forma, todas essas métricas se correlacionam e se a satisfação dos clientes for muito baixa, ou a falta de informações sobre o produto for muito alta, ele provavelmente também não chegará a realizar muitas vendas.

Dessa forma, não alcançará uma boa temperatura. 

Além da análise das 3 métricas apresentadas pela Hotmart no “Mercado”, há de se levar em conta algumas outras análises com base na sua própria estratégia de vendas como afiliado. 

É importante verificar se o produto em questão trabalha com a estratégia de vendas abertas de forma perpétua ou com lançamentos periódicos (quando o carrinho se fecha e as vendas se encerram temporariamente). 

Deve-se, também, analisar sempre a página de vendas do produto antes de decidir se afiliar a ele ou não.

Quanto melhor a página de vendas de um produto, maior será a sua taxa de conversão e, consequentemente, melhores serão seus resultados. 

Conclusão

Essa é a nossa receita de sucesso para encontrar bons cursos na Hotmart. 

Procure por produtos em todos os 24 nichos da plataforma, priorize encontrar os que possuem a melhor relação temperatura/concorrência e leve também em consideração as métricas de satisfação e blueprint. 

Por último, não se esqueça de verificar qual a estratégia de vendas do produto (lançamentos ou perpétua) e de analisar sua página de vendas. 

Vale a pena entrar em contato com o produtor para conversar sobre as possíveis estratégias a serem adotadas e perguntar sobre as possíveis regras de afiliação e divulgação do produto. 

Aqui você viu como escolher um produto na Hotmart. É extremamente importante que você analise todas as métricas, o curso, a página de vendas e até o produtor ante de se tornar afiliado a um produto.

Alguns produtores possuem regras específicas e o respeito à elas é fundamental para que você mantenha uma boa relação com a comunidade Hotmart. 

Se você possui alguma expertise e se interessa em ter seu próprio curso na Hotmart, confira o nosso artigo onde explicamos como criar o seu produto dentro desta plataforma.

Qualquer pessoa pode criar o seu curso, ebook, ou outros tipos de materiais e disponibilizar para vendas na Hotmart. 

Se você já possui o seu próprio produto e precisa de alguém que é especialista em tráfego e no trabalho como afiliado, entre em contato conosco.

Checklist Introdução ao Marketing Digital

Espero que você tenha gostado deste artigo!

Deixe seu cometário aqui!

Até mais!