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[Artigo] Guia Básico de Métricas: Como Medir Com Eficiência Seus Resultados no Marketing Digital

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Existem diversas métricas no marketing digital para rastrear em detalhes o comportamento dos usuários.

A seguir, mostraremos um pouco sobre as principais métricas utilizadas na mensuração das campanhas digitais, que servem para acompanhar mais de perto os resultados das suas ações online.

Guia Básico de Métricas: A Chave para Marketing de Sucesso

Introdução à Métricas de Marketing - Afiliart

ALCANCE

É a quantidade de pessoas que foram impactadas pelo seu anúncio.

Fique atento a diferença entre alcance e impressão!

Impressão é sempre que o anúncio aparece. Ou seja, a mesma pessoa pode pode receber o mesmo anúncio mais de uma vez.

Alcance é o número de pessoas.

Impressão o número de vezes que o anúncio aparece.

CPM

CPM = Custo Por Mil impressões.

Essa é uma métrica muito importante no Facebook Ads.

Quanto mais as pessoas forem impactadas e interagirem com o anúncio, o Facebook, neste caso, vai entender que seu anúncio é mais relevante e o custo por impressões vai diminuir.

Ou seja, anúncios que viralizam acabam por ter um custo por impressão baixíssimo por atingir muitas pessoas.

CPV

CPV = Custo / Visualização.

CPV é o custo por visualização.

Métrica para vídeos!

Dentro do YouTube ou do Facebook é possível ver quantas visualizações tiveram os vídeos.

DICA: existe a opção de ver a quantas de pessoas que visualizaram 50% e 75% dos vídeos, desse modo, você pode criar públicos específicos que estão mais engajados com o conteúdo.

CLIQUES

É quando um usuário clica em um anúncio.

IMPRESSÕES

É quando um anúncio aparece para algum usuário.

CTR

CTR = Cliques / Impressões.

É a taxa de cliques.

Se o seu anúncio receber 2152 impressões e tiver 117 cliques, o CTR = 117/2152 = 0,054368 = 5,43%

Em outras palavras, este anúncio é clicado em 5,43% das vezes.

Lembre-se sempre que quanto maior seu CTR, melhor, afinal a taxa de clique é proporcional ao sucesso da sua campanha.

COMISSÃO

É o valor que você recebe por venda de cada produto.

Introdução à Métricas de Marketing - Afiliart

Neste exemplo do produto vendido na plataforma da Hotmart, cada venda que você fizer, o valor que será entregue de comissão é R$ 100,00.

RECEITA

Receita = Número de vendas x Comissão.

Ou seja, se você fizer 4 vendas no valor de R$ 100,00 a sua receita é igual a R$ 400,00.

ROI

ROI = Receita / Investimento

Essa é uma das métricas mais importante do marketing digital!

ROI é a sigla em inglês para Return on Investment, que em português significa “Retorno sobre Investimento”.

É a relação entre a quantidade de dinheiro ganho ou perdido de um investimento e a quantidade de dinheiro investido.

Você precisa buscar um ROI positivo em todas as campanhas que forem feitas. Ou seja, o retorno precisa ser maior do que aquilo que foi investido.

Por exemplo, se você investir R$ 250,00 em uma campanha e tiver um retorno de R$ 400,00, o seu ROI é 1,6.

Através dos valores do ROI você consegue mensurar e otimizar suas campanhas.         

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RECEITA POR CLIQUE

Receita por clique= Receita / Número de cliques

É o valor que você paga a cada clique em seu anúncio

Para calcular essa métrica basta dividir a receita pelo número de cliques.

Por exemplo, se você tiver em uma campanha 483 cliques e uma receita de R$ 400,00, o valor da receita por clique é R$0,83.

CUSTO

Custo = Investimento.

É o quanto foi investido em determinado anúncio.

CONVERSÃO

É um conceito muito importante e todos devem entender!

Conversão é fazer com o usuário do seu site realize uma determinada ação.

Existem diferentes tipos de conversão para diferentes tipos de estratégias. 

Tipos de conversão:

  • Compra
  • Download de e-book, infográfico ou qualquer outro material
  • Inscrição wibnário
  • Chat online
  • Cookie
  • Lead

É claro que existem outros tipos de conversão, aqui mostramos apenas algumas para servir de exemplo.

CUSTO POR CONVERSÃO

Custo por conversão = Custo / Número de Conversões.

É o quanto você investiu dividido pelo número de conversões.

Então se você investir R$ 250,00 em uma campanha no Facebook ads e gerar 93 downloads de e-book.

Basta dividir 250 por  93 e ter o resultado de R$2,68.

Através desse resultado é possível mensurar seu resultado e otimizar a campanha conforme a sua meta.

CPA

CPA = Custo por aquisição = Custo por conversão.

CPK

CPK = Custo por cookie.

Essa é uma métrica que nós criamos aqui na Afiliart para necessidades nos nossos projetos. Sempre que o usuário clica em um link de afiliado no nosso site, vira uma conversão de cookie. Com isso, conseguimos mensurar o custo por clique nos nossos links de afiliado.

CPC

CPC = Custo / Número de cliques.

Essa também é uma das métricas mais importantes para os seus resultados, pois ela influência diretamente no seu ROI.

Se você investir R$ 250,00 e gerar 483 cliques você terá o valor de R$ 0,51. 

Então, cada clique custa 51 centavos nesta campanha.

 

TAXA DE CONVERSÃO

Taxa de conversão = Conversões / Cliques.

Então, se você investir R$ 250 e gerar 93 downloads de e-book com 483 cliques, basta dividir 93 por 483 que é igual 19,25%.

Ou seja, 19,25% das pessoas que foram impactadas baixaram o seu e-book.

Essa taxa é calculada a partir do que você definir como uma conversão. 

CLPV

CLPV = Cliques por venda = Cliques / Número de vendas = 1 / Taxa de Conversão.

Com ela você sabe quantos cliques em média é preciso para realizar uma venda.

Se você realizar 4 vendas a partir da divulgação do e-book que teve 483 cliques, o valor aproximado é de 120 cliques para cada venda.

Conclusão

Uma das grandes vantagens de trabalhar com marketing digital é a sua capacidade de mensurar suas campanhas.

Por esse motivo, você pode avaliar de forma clara todas as suas ações, campanhas e esforços para verificar quais estão sendo ou não efetivas.

Uma outra maneira de acompanhar seus é através dos parâmetros UTM do Google Analytics. Quando são feitas divulgações de um link em diferentes mídias, é necessário adicionar alguns códigos na URL para encontrar a origem do clique. Caso você não saiba o que é isso, confira nosso artigo UTMs do Google Analytics: Tudo que Você Precisa Saber Para Começar Utilizar Hoje Mesmo!

Aqui você conheceu as principais métricas de marketing digital, agora é preciso colocá-las em prática para mensurar e otimizar os seus resultados.