Title Image

Dados Estruturados: O Que São, a sua Importância para SEO e Exemplos

Na hora de fazer uma otimização SEO on-page no site temos que levar em consideração diversos fatores, alguns mais comuns como título, subtítulos, descrições, palavras-chave, e outros um pouco mais complexos de alcançar resultados, como dados estruturados, que são extremamente importantes de serem configurados no site.

O que são dados estruturados, a sua importância para SEO e exemplos na prática.

O que são dados estruturados?

Dados estruturados são marcações padronizadas pelo Google, inseridos no HTML do site  para que ele identifique o significado exato do conteúdo da página do site.

Eles também são conhecidos por “esquema de marcação”, e o Google os utilizam de forma a definir o melhor ranking para a página. 

Esse conteúdo geralmente é utilizado pelo Google para ser exibido de maneira diferenciada e atrativa aos usuários nos resultados de pesquisa, como o featured snippets ou “posição zero” que é aquele resultado que aparece anteriormente aos resultados orgânicos, ou rich snippets ou até mesmo rich cards, todos são diferenciações dadas pelo Google a partir de dados estruturados.

Por exemplo: se você procurar por “Afiliart” ao Google, aparece o seguinte resultado no lado direito da tela:

o que são dados estruturadosIsso acontece devido a marcação na página principal do site, chamada de “organization”, e ela informa ao Google os detalhes da empresa, como nome, contato, horário de funcionamento, rotas, avaliações, entre outros, dependendo daquilo que a empresa fornece.

Como ver se uma página possui marcações no código?

O Google fornece uma ferramenta de dados estruturados, onde você pode testar para qualquer URL de qualquer site, e ele te informará se aquela página possui algum dado estruturado inserido.

Assim que você entra no site, é fornecido a seguinte interface:

como testar dados estruturados

Você pode fazer um teste procurando dados estruturados utilizando a URL, ou pode inserir a marcação para fazer um teste se ela está correta. 

O formato da marcação é em JSON-LD e algumas marcações existentes podem ser consultadas nesta galeria do Google.

Por exemplo: utilizando a ferramenta e inserindo a URL da página inicial da Afiliart, ele nos fornece a seguinte informação na parte direita da ferramenta:

como testar os dados estruturados organization

Ele mostra que existe a marcação “Organization”, que é o dado estruturado explicado anteriormente.

Além disso, se houvesse outras marcações, ele mostraria logo abaixo, assim como avisos e erros no código inserido.

Alguns Tipos de Dados Estruturados

Existem diversos tipos de marcação que podem serem utilizados, dependendo de cada caso e necessidade.

É aconselhável utilizar marcações apenas se for necessário e além disso não é preciso utilizar todas as marcações no site.

Alguns exemplos importantes são:

Organization

É a marcação que fornece ao Google todos os detalhes de uma organização: nome, contato, endereço, horário de funcionamento, avaliações, entre outros.

Eles são mostrados de maneira diferenciada e atrativa, no canto direito dos resultados de pesquisa do Google.

Carrosséis

É uma marcação indicada para sites que tenham uma lista de itens, todos precisam ser do mesmo tipo, por exemplo: uma lista de artigos, ou receitas, ou filmes, ou restaurantes, entre outros.

Dessa forma, quando alguém procura algo como “receitas com frango” por exemplo, ele vai aparecer o seguinte resultado:

dados estruturados tipo carrossel

Para que o site esteja nesse carrossel é necessário que ele esteja classificado na primeira página de pesquisa.

Além disso, eles são mais exibidos em dispositivos móveis e para determinados tipos de conteúdos, que são receitas, cursos, artigos, restaurante e filmes. 

Perguntas e Respostas

Essa marcação é utilizada quando uma página contém como uma pergunta e respostas, onde os próprios usuários consigam enviar a resposta para a pergunta.

É necessário que a página contenha apenas uma pergunta e respostas para aquela pergunta. 

Por exemplo: se você pesquisar no Google “Que tipo de música você gosta?”, as respostas de sites marcados aparecem da seguinte maneira:

dados estruturados tipo pergunta e resposta

Eles mostram a pergunta como o título, logo abaixo a quantidade de respostas e posteriormente a resposta mais relevante. 

Instruções

Essa marcação informa ao Google que o conteúdo são instruções ao usuário, que orientam como deve ser feito em cada etapa para chegar ao resultado final.

Elas podem ter instruções com texto apenas, com imagens em cada etapa ou até mesmo com vídeos em cada etapa.

Por exemplo: se você procurar no Google “como fazer nó na gravata”, aparecerá o seguinte resultado.

dado estruturado tipo instrução

Observe que o resultado ativou a posição zero nos resultados de pesquisa, mostrando as instruções de como fazer nó na gravata.

Conclusão

Os dados estruturados são importantes em SEO para que o Google consiga identificar o conteúdo da página, e assim classificar o melhor conteúdo de maneiras diferenciadas e atrativas ao usuário.

Utilizar dados estruturados dá uma chance ao site de ser classificado e exibido dessa forma, mas não é garantido. 

É necessário que o site esteja classificado na primeira página e em alguns casos estar nas primeiras posições dos resultados de busca, mas ainda sim pode ocorrer do site não ser apresentado de forma diferenciada, tudo depende do algoritmo do Google decidir qual o melhor conteúdo para tal pesquisa. 

Se você quer aprender mais sobre SEO conheça a nossa área de membros Por Dentro da Agência.

Por Dentro da Agência