Title Image

Featured Snippets: O que são e boas práticas gerais para alcançar a posição zero

Featured Snippets, também chamada de posição zero das buscas orgânicas, são as caixas de resposta que aparecem antes da primeira posição das buscas orgânicas.

Em outras palavras, eles são respostas curtas e diretas que aparecem em uma determinada pesquisa por um termo ou palavra-chave.

Não é necessário estar na primeira posição para a busca que ativa um featured snippet reconhece-lo, mas é necessário estar pelo menos na primeira página dessa busca.

Eles aparecem de três formas nos resultados de busca:

Os tipos de Featured Snnipets

Parágrafo

É o tipo mais comum, e costuma aparecer em pesquisas que envolvem perguntas como “quem é…”, “o que é…”, “por que…”, “como…”, etc.

Algumas boas práticas aumentam a chance do Google utilizar o seu conteúdo  como um featured snippet. São elas:

  1. Verifique se a pergunta ativa um featured snippet realizando uma busca no Google e verifique se seu conteúdo aparece na primeira página da busca;
  2. Utilize a pergunta como uma Heading Tag no seu conteúdo (H1, H2 ou H3);
  3. Responda a pergunta em um parágrafo de 40 a 50 palavras logo abaixo da Heading Tag;
  4. Garanta que a resposta seja completa e concisa.

Featured Snippets: Parágrafo

Lista

Pode ser do tipo numérica, onde a ordem é importante, ou bullets, onde a ordem não importa na lista.

As mesmas boas práticas do tipo parágrafo devem ser aplicadas aqui, porém a resposta deve ser feita em forma de lista com as tags HTML <ol> ou <ul>, que são as tags para lista ordenada e não ordenada, respectivamente.

Uma dica aqui é ter mais de 10 itens na lista, pois assim um botão de “ver mais” irá aparecer no featured snippet, aumentando a chance do usuário entrar no site. 

Featured Snippets: Lista

Tabela

O featured snippet do tipo tabela mostra um conjunto de dados em uma tabela, é o tipo mais raro de se encontrar nos resultados de busca.

As mesmas boas práticas anteriores também devem ser aplicadas aqui com a exceção de que a resposta no site deve ser em formato de tabela utilizando a tag HTML <table>.

Essa forma de mostrar dados é bastante indicada para a experiência do usuário por ser um recurso bastante visual.

Boas práticas gerais para featured snippets

Primeiramente é importante saber as intenções de busca: ir a algum lugar, saber de algo, querer fazer algo ou querer comprar algo, por exemplo.

Com elas é possível otimizar o conteúdo da página para responder o máximo de perguntas relacionadas a um tema principal.

Mas lembre, seja conciso na primeira resposta e a elabore mais ao longo do conteúdo, depois desse primeiro parágrafo.

Estruture bem o conteúdo, utilizando Heading Tags, e sempre utilize as tags HTML devidas para cada trecho do conteúdo: <p> para parágrafo, <ol> e <ul> para lista e <table> para tabela.

Seguindo essas dicas, as chances da página aparecer em algum featured snippet relacionado ao tema principal serão maiores.

É possível identificar algumas oportunidades de featured snippets com o site Answerthepublic, onde se insere um termo principal na busca e ele te dá diversas perguntas relacionadas a esse termo.

Com essas perguntas, basta buscá-las no Google para entender se alguma delas ativa um featured snippet.

Outra maneira é com a ferramenta paga SEMrush, que possui uma área apenas de featured snippets, onde é possível ver para quais buscas o site possui o featured snippets, quais foram perdidos ou ganhos, e analisar os concorrentes para verificar o que pode ser trabalhado e otimizado no conteúdo do seu site.

Além disso, ele comunica sobre as possíveis oportunidades de featured snippets que vão surgindo.

cta afiliart analytics