Title Image

O que é Palavra-Chave e como utilizá-la em seus Conteúdos

Receba nossos conteúdos!

Palavra-chave é o principal instrumento de uma pesquisa. Ela pode ser composta por uma ou mais palavras.

Para você entender melhor, as palavras-chave são tudo aquilo que o usuário escreve em uma pesquisa no Google, YouTube, Bing e outros buscadores a fim de encontrar uma resposta.

Existe um processo de SEO, que é o primeiro antes de se realizar qualquer otimização em um site e até mesmo na publicação de artigos, a pesquisa de palavras-chave ou keyword research.

Esse processo é um dos mais importantes de SEO, pelo motivo de que ele guiará tanto as otimizações de páginas já existentes quanto a criação de novas páginas e também de novos conteúdos.

A palavra-chave é instrumento principal para os mecanismos de buscas relacionarem o seu site, página e conteúdo com a pesquisa realizada pelo usuário.

Palavra-Chave

O que é Palavra-chave ou keyword?

Como já foi dito no começo deste artigo, “Palavra-chave é o principal instrumento de uma pesquisa. Ela pode ser composta por uma ou mais palavras. Para você entender melhor, as palavras-chave são tudo aquilo que o usuário escreve em uma pesquisa no Google, YouTube, Bing e outros buscadores a fim de encontrar uma resposta.”

Através dela, é possível se orientar para criar seus sites, páginas e blog posts. Além disso, no caso de um canal no YouTube, você consegue alinhar a sua estratégia para criação de vídeos.

Então, ao definir e utilizar uma palavra-chave corretamente na sua página, você está passando com mais clareza para o Google, ou outros buscadores, do que se trata o seu conteúdo, independente se for do blog, do site ou dos vídeos. 

E se todas as otimizações de palavra-chave estiverem corretas, o seu conteúdo será exibido assim que o usuário realizar uma busca pela seu termo de pesquisa.

É extremamente importante para o seu negócio que o seu site apareça nos resultados de pesquisa do Google.

Antes de entrarmos no processo para encontrar as palavras-chave certas para o seu negócio, vamos a alguns conceitos.

Conceito de Long Tail x Conceito de Head Tail

coneito de headtail e longtail

No gráfico acima, temos volume de busca x quantidade de palavras da busca. 

Palavras Head Tail são as buscas mais genéricas, topo de funil, que contém apenas uma palavra, e possuem o maior volume de busca. Consequentemente, a concorrência para ranquear para tais palavras é muito grande.

Então, palavras mais genéricas costumam levar entre um e dois termos na sua estrutura, elas representam o seu negócio como uma parte de um todo.

É errado pensar que palavras-chave head tail, por terem um maior volume de busca, são mais fácies de ranquear. 

Pare e pense o quanto de pessoas que trabalham com o seu nicho desejam ranquear para esse mesmo termo.

Vamos supor que você trabalha com um petshop, seu site já está pronto e você deseja criar conteúdos educativos para quem tem um animalzinho em casa.

Ranquear o seu conteúdo para o termo “cachorro” vai ser muito mais complicado do que o termo “como cuidar de cachorro idoso”.

Dessa forma, quanto mais palavras vão sendo inseridas na busca, menos volume ela terá, mais fundo de funil ela será e a concorrência será menor.

Com isso, fica mais fácil de ranquear na primeira página dessas buscas. 

exemplo de palavra-chave headtail

exemplo de palavra-cahve longtail
Além disso, quanto mais palavras são inseridas na busca, mais específica ela é, e assim, a chance de um usuário entrar no seu site e converter, seja realizando uma compra, preenchendo um formulário ou simplesmente consumindo o seu conteúdo, será maior.

Para fixar esse conteúdo, uma pessoa que digita “celular” no Google tem muito menos intenção de compra do que uma pessoa buscando por “iphone xs 32gb branco”, concorda?

O volume de busca e concorrência pela palavra-chave “celular” é muito maior do que o volume de busca e concorrência pela palavra “iphone x 64gb branco”.

exemplo de palavra-chave headtail exemplo de palavra-chave longtail

Então, se o seu site não possui uma autoridade alta para concorrer por palavras-chave head tail, o ideal é focar mais nas long tails para conseguir atrair esse público menor, porém de maior valor. 

Resumindo, quando o termo de pesquisa for mais específico, o volume de busca tende a ser menor porém as chances da pessoa que pesquisou entrar na sua página, que fala exatamente sobre o que foi pesquisado, consumir seu conteúdo e muito provavelmente converter, é maior.

Entendido esses conceitos, vamos agora ao processo de pesquisa de palavras-chave.

Como encontrar palavras-chave

Para um bom resultado no processo como um todo, é necessário que cada etapa seja realizada corretamente. Seguindo os passos abaixo, sua pesquisa de palavras-chave estará completa.

  • Tenha um ponto de partida (brainstorming)

Pense nas palavras-chave iniciais que vão guiar a sua pesquisa.

Por exemplo: vamos supor que você tenha um site voltado para marketing de conteúdo, sua palavra-chave principal deve ser marketing de conteúdo e, com isso, você precisa pensar no máximo de palavras que envolvem esse tema e criar uma planilha para guardar todas essas palavras-chave.

  • Utilize ferramentas para expandir suas palavras-chave

Agora é a hora de encontrar palavras relacionadas, sinônimos, perguntas que envolvem a sua palavra-chave e utilizar as ferramentas abaixo para buscar ideias.

A nossa dica é que você utilize diferentes ferramentas para fazer a pesquisa, pois através delas você terás diferentes respostas e com isso, deixará sua planilha cada vez maior e mais rica.

  • Analise Volume de Busca e Dificuldade da Palavra-chave

Feita a pesquisa por palavras-chaves relacionadas e adjacentes à sua lista inicial, é preciso agora analisar algumas métricas para entender quais são as melhores palavras-chave para se trabalhar.

As métricas que você deve levar em consideração neste momento são:

    • Volume de busca da palavra-chave
    • Dificuldade da palavra-chave para ranquear na primeira página

Com a lista de palavras-chave, o volume de busca e a dificuldade, é hora de analisar quais são as principais oportunidades a serem trabalhadas.

  • Analisando as oportunidades

A ideia é procurar por palavras-chave que a dificuldade de ranquear na primeira página seja compatível com a autoridade do seu site. Se o seu site tiver baixa autoridade (DA do Moz de 0 a 15, por exemplo), será necessário buscar palavras-chave de pouco volume de busca, mas que também possuem baixa dificuldade para se ranquear.

Já se sua autoridade for alta, será possível criar conteúdos para palavras-chave mais concorridas e com alto volume de busca, e ainda sim alcançar a primeira página. Então tudo depende da autoridade do seu site.

Quando selecionar algumas palavras-chave que acredita ser possível competir por elas, realize uma busca no Google com essas palavras para ver quais sites estão ranqueando na primeira página, e analisar o DA de cada um deles. Se estiver próximo do seu site, é um bom sinal de que é possível alcançar a primeira página para aquela palavra. 

Já se os sites que estão ranqueando na primeira página tiverem um DA muito mais alto, é um sinal para procurar na planilha por palavras-chave com menor volume de busca e menor dificuldade.

Isso significa que, você deve pesquisar por esses termos, analisar os conteúdos que estão ranqueando nas primeiras posições , entender o que esses sites estão trabalhando nos conteúdos e procurar maneiras de criar um conteúdo melhor do que dos seus concorrentes.

Como utilizar as palavras-chave nos conteúdos

  • URL

Apresente uma URL amigável, assim você passará mais confiança ao usuário. Fazer isso é, deixar a sua URL mais concisa possível, sem muitos caracteres e claro, com a palavra-chave principal da página inserida nela. E claro, a palavra-chave principal irá variar de acordo com a página.

  • Meta Description

A meta description nada mais é que a descrição que aparece nos resultados de pesquisa do Google. 

É aquele resuminho que aparece logo abaixo do título em azul.

Ela deve conter a sua palavra-chave pelo menos uma vez, assim ela aparecerá em negrito caso o usuário tenha realizado uma busca com essa palavra-chave, tornando-a mais atrativa para o clique.

  • Tag Title

A tag Title é utilizada pelo Google demais buscadores nos resultados de busca. Ela é o conteúdo que aparece no título de cada resultado, em azul.

E por isso é imprescindível que o conteúdo dela esteja adequado ao que representa cada página do seu site, utilizando as palavras-chave principais. Assim, juntamente com outros fatores, o Google entenderá as páginas certas que ele deve mostrar para o usuário que realizar uma determinada busca.

  • Heading Tag H1

É o título principal da sua página ou artigo e é super importante que a sua palavra-chave esteja presente nele. 

Nos outros títulos, como H2, H3, H4… é importante que apareça variantes dessa palavra-chave principal, como perguntas que envolvam essa palavra-chave ou subtópicos relacionados a ela.

  • Alt Text de Imagens

O que você também não deve esquecer é de inserir o alt text (texto alternativo) das imagens, isto é, a descrição das imagens. 

Isso porque o algoritmo do Google não trabalha com o visual.

Por isso, ele precisa de uma descrição do que é a imagem, e temos o alt text para auxilia-lo nisso.

E você deve inserir a sua palavra-chave ou termos relacionados a ela, para que o Google possa relacionar a sua imagem com as pesquisas.

  • Keyword density

Densidade de palavra-chave é a razão entre a quantidade de vezes que a sua palavra-chave aparece em um artigo dividido pelo número total de palavras.

Você precisa saber que não existe uma porcentagem ideal ou exata para uma melhor classificação.

Indicamos a utilização de 1-3% da densidade de palavra-chave juntamente com seus sinônimos ou palavras relacionadas.

Seguindo esses passos você pode otimizar seus posts ou se quiser aprofundar ainda mais e saber como deixar o seu SEO On Page perfeitamente otimizado, confira nosso artigo.

  • DICA: Baixe o plugin do Yoast SEO no WordPress 

A partir dele, você define a sua palavra-chave foco e então, o plugin irá ler todo o texto e comparar com ela foi utilizada.

SEO On Page Afiliart 2

Feita essa leitura, o plugin apresentará uma lista de recomendações para melhorar o post, além de mostrar se o número de palavras-chave no seu conteúdo está bom.

Não se assuste, é normal no primeiro momento ter vários ícones em vermelho.

Conclusão

A ideia é que você parta de uma palavra-chave inicial, pesquise outras palavras nas ferramentas que indicamos neste artigo, para ampliar a sua lista de termos.

Feito isso, você deve analisar as métricas das palavras, encontrar o meio termo bom para palavras com bom volume e com uma dificuldade compatível.

Depois, buscar por esses termos no Google para analisar os conteúdos que estão ranqueando nas primeiras posições e como eles são trabalhados.

E por fim, criar um conteúdo melhor do que os primeiros posicionados, trabalhando e utilizando corretamente e a palavra-chave no conteúdo. 

Checklist SEO Afiliart

Gostou do conteúdo?

Compartilhe com outras pessoas para passar o conhecimento!

Se você ficou com alguma dúvida, deixe um comentário que vamos te ajudar!

Abraços!