Title Image

SEO Local: O que é, Qual a Sua Importância e Como Fazer

SEO local é uma estratégia de marketing digital focada nos termos que envolvem localização, buscando alcançar usuários que procuram por algo localmente.

Por que fazer SEO local?

SEO local é a mais importante estratégia de marketing digital a ser seguida por negócios locais, pelos seguintes motivos:

  • De acordo com um estudo da Forbes, 95% dos usuários de smartphones usam seus dispositivos para realizar buscas locais, sendo que, 61% deles acabaram ligando para o estabelecimento e 59% visitam o local.
  • O SEO tem o maior ROI dentre as estratégias de marketing digital, ou seja, com um baixo investimento é possível alcançar grandes resultados.
  • Alcançar a primeira página do Google para os termos principais do seu negócio local fará com que você tenha um fluxo quase que permanente de potenciais clientes entrando no seu site, sem gastar um centavo com cliques de anúncios pagos.

Além disso, com o SEO local é possível aparecer no chamado Google Local 3-Pack, um dos lugares mais convenientes para se posicionar nas buscas locais e que é gerado a partir de uma busca local, como na imagem abaixo, onde três locais aparecem junto com a opção de ver mais lugares:

seo local

Como fazer?

Agora que entendemos o que é SEO local e a sua importância, vamos a prática: como fazer SEO local?

Primeiramente, como falado no começo deste artigo, SEO local é voltado para buscas que envolvem localização. Logo, é necessário possuir um endereço físico do negócio para que ele possa aparecer nos resultados.

Para isso, deve-se ter configurado o Google Meu Negócio, uma ferramenta gratuita do Google onde é possível gerenciar a presença on-line de um negócio/organização. É com ele que se tornará possível aparecer nos resultados do Google Maps (como na imagem anterior).

Google Meu Negócio Para SEO Local

Para criar e configurar o Google Meu Negócio, utilize este artigo como guia.

Com o Google Meu Negócio criado, e com o perfil da empresa configurado, adicionando Nome, Endereço e Telefone, já se torna possível aparecer no Google Maps.

Para aumentar a relevância do seu negócio nas buscas, é importante também ser citado em sites de recomendações de luaaagares, como o TripAdvisor.

Um exemplo seria um blog local sobre restaurantes, citar o seu restaurante como uma recomendação de lugar para ir jantar, falando o nome, endereço e contato do seu estabelecimento. 

Obs.: Não é necessário possuir um link para o seu site nessas citações. O Google irá ler este conteúdo e, vendo a citação do seu negócio, será um sinal de um bom lugar para indicar nos resultados de busca.

Agora vamos trabalhar otimizações para que a visibilidade nas busca orgânicas fique ainda maior.

SEO Local On-page

Até aqui, não era necessário um site para realizar todos os passos anteriores. Mas a partir de agora, serão dicas para os negócios que possuem um site.

seo on page para seo local

Para ranquear uma página nas buscas orgânicas que envolvem localidade, é necessário verificar o seguintes pontos:

Mire as possíveis buscas que o usuário pode realizar para encontrar o seu negócio.

Por exemplo: se o seu negócio é uma “barbearia em São Carlos”, tenha certeza de que o conteúdo do seu site trabalhe com essas palavras-chave, pois é assim que os usuários vão realizar a busca.

Trabalhe com as palavras-chave:

No Título (Tag Title)

Ex: “Nome da Empresa” - Barbearia em São Carlos- SP

No corpo da página

No conteúdo da página, utilize as palavras chave “fazer a barba” e cite a localidade “São Carlos” para aumentar a relevância da página para esses termos

Na Meta Description
meta description para seo local

Nesta imagem, vemos dois problemas de otimização de SEO On-Page, onde a meta description não apresenta a palavra-chave em foco além de cortar o texto e não ter um CTA (Call-TO-Action) no final da mensagem.

Dica de Meta Description: “Somos uma Barbearia localizada em São Carlos - SP. Nossa especialidade é “x”, entre no site e confira mais detalhes.”

No título principal do conteúdo da página (tag h1)

No exemplo, recomendaríamos utilizar “Barbearia em São Carlos - SP” como tag h1.

No alt text de imagens

É recomendado possuir imagens no corpo da página para ilustrar o conteúdo, e inserindo as palavras-chave no alt text das imagens irá ajudar a aumentar a relevância da página para esses termos

Utilize palavras relacionadas às palavras-chave principais no conteúdo da página:

Isso tende a acontecer naturalmente, para evitar uma repetição alta de palavras, mas é algo a ser verificado.

No nosso exemplo, são palavras como “cortar o cabelo”, “fazer a barba”, mais detalhes sobre a localização (como bairro e rua), e demais termos que são relacionados ao foco, que no caso é “Barbearia em São Carlos”

Conclusão

Fazer SEO Local é extremamente importante para o seu negócio local, seja ele uma barbearia, escritório de advocacia, um petshop, consultório odontológico, ou seja, qualquer estabelecimento físico.

O SEO Local, como apresentado neste artigo, visa a otimização nos mecanismos de busca (Google praticamente) levando em consideração a sua localização.

Colocando as informações que passamos neste artigo, junto com o checklist de SEO Local On Page, provavelmente o seu site terá uma grande relevância para as buscas que envolve “nicho + localidade”, como “restaurante no Rio de Janeiro”, “escritório de advocacia em São Paulo”, etc.

Assim, as chances de aparecer nos primeiros resultados de busca aumentam consideravelmente.

Quer entender mais técnicas de SEO On-Page? Confira nossos artigo onde apresentamos 7 passos essenciais para deixar seu post perfeitamente otimizado.

Se você quer aprender mais sobre SEO, confira nossa nova área de membros, Por Dentro da Agência.

Nela temos um treinamento interno sobre SEO, além de muitos conteúdos e treinamentos internos que vão ajudar a sua jornada no marketing digital.

Por Dentro da Agência

Abraços!