Title Image

SEO White Hat em Link Building: 5 Formas Para Construir Estratégias de Backlinks

Receba nossos conteúdos!

Uma das principais formas de conseguir um site bem rankeado no Google é através backlinks

Hoje, quero mostrar como trabalhar com SEO White Hat em link building, ou seja, estratégias destinadas a aumentar o número e a qualidade de links de entrada para uma página da Web com práticas de SEO que são bem vistas pelos sites de buscas.

Confira abaixo as 5 estratégias para você conseguir mais backlinks para o seu site:

Começamos a aplicar agora essas técnicas aqui no site da Afiliart, por isso temos um DA (autoridade de domínio) ainda baixo.

Entretanto, nesse tempo notamos o quanto cada backlink faz diferença no nosso ranqueamento orgânico.

Melhore o seu rankeamento nos sites de busca através da estratégia de SEO White Hat em link building seguindo as políticas do Google.

seo white hat

1 – Conteúdos em lista

Essa é primeira e mais conhecida estratégia de SEO White Hat em link building.

Ela se resume em procurar por blogs que tenham artigos em formato de listas com conteúdos ou serviços relacionados ao seu.

Por exemplo:

Se você trabalha com o nicho musical e tem um site bem estruturado, você pode procurar por artigos que envolvem sites de músicas.

Vamos supor que você encontrou o artigo “Os 13 melhores sites de música do Brasil”.

O primeiro passo, é verificar se o seu site está no nível daqueles mencionados ou se é ainda melhor.

Caso seja melhor, experimente enviar uma mensagem pessoal e apresente o seu site para o proprietário analisar. 

Se ele achar realmente que o seu conteúdo é melhor do que alguns dos outros sites que ele recomendou, ele pode adicionar ou trocar algum deles e apontar um backlink para você. 

Dica: Seja pessoal e humilde na mensagem.

(Aproveitando o gancho, se você tiver um artigo de lista no seu site, no nicho de marketing digital, adoraria que desse uma olhada no nosso blog para ver ser se existe a possibilidade de acrescentar a gente nessa lista.) 

2 – Guest Post 

Essa estratégia é um clássico.

A tradução literal do termo “Guest Post” para português significa “post convidado”.

Ela consiste basicamente em criar um artigo em um blog que aceite guest post e com isso você insere um backlink desse site para o seu.

Ou seja, a estratégia consiste em criar um post e publicar em um blog de outra pessoa.

Resumidamente, essa estratégia é uma troca onde um ganha o conteúdo e o outro um backlink para o seu site. 

Guest post tem a vantagem de ser um link de valor, contudo, pode ser um pouco trabalhoso executar esse tipo de ação.

É preciso encontrar um site que aceite Guest Post, entrar em contato com o proprietário e depois escrever um conteúdo de valor.

Entretanto, vale muito a pena, já escrevemos Guest Post e o backlink que ganhamos aumentou a nossa autoridade.

Clique aqui para conhecer um dos nossos Guest Post. 

3 – Troca de links

Essa estratégia consiste em apontar um backlink do seu site para um outro e este aponta um backlink para o seu, ou seja, ambos ganham um link.

Se você tem sites parceiros, entre em contato e veja se é possível realizar alguma troca de link.

Nossa recomendação é para que você somente realize essa estratégia com sites do mesmo nicho e que tenham mais relevância para os seus leitores.

Para colocar em prática essa dica, basta entrar em contato com o proprietário da página e fazer um acordo para a troca de links.

Se você trabalha com marketing digital e gostaria de um link em nosso site, manda um email para seo@afiliart.com que conversamos por lá!

4 – Texto âncora do backlink 

Essa estratégia já é um pouco mais avançada e envolve alguns fatores e ferramentas a mais.

Resumidamente, consiste em jogar a Keyword (palavra-chave) do seu artigo em ferramentas que identificam sites que apontam um backlink para outro com o mesmo texto âncora da sua palavra-chave. 

Nós utilizamos a ferramenta Ahrefs para fazer isso. 

Assim que identificar um artigo que está apontando para outro com a mesma palavra que o seu, clique e veja se o artigo que ele faz referência é melhor ou pior que o seu conteúdo. 

Caso seja melhor, não há muito o que fazer além de reescrevê-lo. 

Porém, caso seja pior, você pode mandar uma mensagem para o proprietário apresentando o seu artigo.

Neste momento, seja humilde, diga ao proprietário do site para ler o seu material e que talvez ele possa gerar mais valor para o usuário. Se ele concordar, diga para trocar o link e adicionar o seu conteúdo. 

Essa estratégia é um pouco mais complexa, porém caso o proprietário de outro site faça as alterações, você ganha mais um backlink.

5 – Links Quebrados 

Uma outra abordagem é procurar por links quebrados, que também pode se relacionar com a estratégia número 1 do nosso artigo, os Conteúdos de Lista.

Do mesmo jeito que você pode encontrar conteúdos que são piores que o seu nestas listas, é possível achar links quebrados e entrar em contato com o proprietário da página para informá-lo.

Muitos sites sofrem com links quebrados, até mesmo os mais conceituados e que possuem uma boa equipe de conteúdo.

Existem vários motivos para um link estar quebrado, os principais são mudança de URL e o site linkado estar fora do ar ou não existir mais.

Então, quando um usuário clica em um link quebrado, normalmente ele é redirecionado para uma página de erro 404, que informa que o conteúdo não existe mais.

Isso é ruim tanto para usuário como para mecanismos de pesquisas que rastreiam e indexam os sites.

Dessa forma, essa estratégia consiste em encontrar links quebrados de outros sites e tentar substituir por um conteúdo do seu site.

Claro que o conteúdo do seu site precisa estar relacionado com aquele link.

Assim, todos ganham.

Você ganhará um backlink, o proprietário deixará de ter um link quebrado e os visitantes sairão mais satisfeitos.

Para executar essa estratégia, primeiro você precisa identificar um site do qual gostaria de ter um backlink apontando para o seu, preferencialmente de um mesmo nicho.

Se você já sabe que site deseja um backlink, você pode usar a ferramenta Ahrefs ou a extensão do Google Chrome, LinkMine (gratuita), para identificar links quebrados.

Após achar um link quebrado referente a um conteúdo que você tem no seu blog ou deseja escrever, basta entrar em contato com o proprietário da página e explicar sobre.

Conclusão

Na estratégia de SEO White Hat em link building, você faz o trabalho de acordo com o que o Google deseja.

Que nada mais é que conseguir links de forma natural, através do relacionamento e recomendação de um conteúdo de valor que está sendo criado. 

Obter backlinks pode ser uma tarefa um pouco trabalhosa, porém sabemos que é extremamente importante ter links apontando para o seu site.

Com o passar do tempo e de acordo com a qualidade dos seus conteúdos, links apontando para o seu site vão surgir naturalmente.

Aqui passamos 5 formas de conseguir backlinks para quem está começando e deseja melhorar o seu rankeamento mais rapidamente através da estratégia de SEO White Hat em link building.

Espero que você tenha gostado deste conteúdo!

Deixe seu comentário abaixo com suas dúvidas e sugestões!

Checklist SEO Afiliart

Abraços, até mais!